sábado, 21 de agosto de 2021

Trilhos seculares - De Leonte ao Pé de Cabril

 


A «conquista» do farol da Serra do Gerês é uma das caminhadas que se deve fazer quando se visita o Parque Nacional da Peneda-Gerês. Não aconselhável a quem tenha vertigens ou síndrome vertiginoso, o topo do Pé de Cabril oferece-nos uma magnífica perspectiva do Vale do Rio Gerês, da albufeira da Caniçada e de Vilarinho das Furnas, da Serra Amarela e das distantes Soajo e Peneda.

É um percurso curto e um trajecto que se faz sem qualquer problema numa manhã. Inicia-se na Portela de Leonte e toma-se o caminho florestal atrás da Casa Florestal de Leonte. Logo no início pode-se apreciar a peculiar homenagem a Arthur Loureiro, pintor portuense apaixonado pelas serranias do Gerês. O percurso vai percorrer umas centenas de metros até tomarmos umas mariolas que surgem à nossa esquerda e que nos fazem enveredar serra adentro. Subindo a encosta, vamos chegar a pequeno troço que caminho empedrado e atravessar um velho muro, chegando então à Portela do Confurco com a sua grande mariola e uma pequena placa que nos indica a direcção a seguir para o Pé de Cabril.

Andando mais um pouco, surge-nos a perspectiva da Serra Amarela. Estamos no topo da Quelha Direita (Quelha D'reta) e seguimos por um carreiro de pé posto que já nos aponta para os espigões que são o nosso destino. O careiro vai serpenteando encosta acima, fazendo-nos ganhar altitude aos poucos. À nossa direita vai-se desenvolvendo a Serrra Amarela à medida que a Quelha Direita se afunda para a Bouça da Mó. Em pouco tempo podemos também ir apreciando a paisagem da Serra do Gerês no seu lado Nascente, bem como o Curral de Tirolirão e o Prado Marelo.

O carreiro chega então à base dos espigões e aqui tomamos atenção para as mariolas que seguem à nossa direita encosta acima. Seguindo o caminho, vamos ter de passar por pequenos carvalhais espontâneos e a certa altura temos de gatinhar por um pequeno túnel que nos dá passagem para a parte final da subida. A certa altura estaremos entre os dois espigões do Pé de Cabril. O acesso aos seus pontos mais elevados é feito por uma pequena via ferrata que há que subir. Nesta altura, o abismo abre-se perante nós e vislumbramos os grandes espaços da Serra do Gerês, conseguindo identificar alguns dos seus píncaros mais notórios.

O regresso deverá ser feito utilizando de novo as vias ferratas, tendo sempre o cuidado de avaliar os nossos limites e os riscos que estaremos dispostos a enfrentar. 

Ficam algumas imagens do dia...







Fotografias © Rui C. Barbosa (Todos os direitos reservados)

4 comentários:

Francisco Ascensão disse...

Boa noite, sr. Rui, irá realizar mais alguma caminhada guiada pela serra do Gerês ainda em agosto? Obrigado

Rui C. Barbosa disse...


As próximas caminhadas nas quais irei participar são ao serviço do Parque de Campismo de Cerdeira. No dia 25 irei organizar uma visita às Minas dos Carris.

Para informação sobre as caminhadas organizadas, por favor ver em https://www.facebook.com/Rui-Barbosa-Guia-de-Montanha-Trekking-Guide-109982940798390 Obrigado

Francisco Ascensão disse...

Muito obrigado acha que me poderia fornecer outras informações para outras caminhadas?

Rui C. Barbosa disse...


Olá,

Como tento não misturar o meu trabalho com este blogue, pedia mesmo que consultasse a página https://www.facebook.com/Rui-Barbosa-Guia-de-Montanha-Trekking-Guide-109982940798390/

As informações sobre as futuras actividades estão lá.

Em relação às caminhadas do Parque de Campismo de Cerdeira são as seguintes:

Dia 23 - Trilho das Silhas dosa Ursos
Dia 24 e 27 - Mata de Albergaria
Dia 26 - Caminhada nocturna
Dia 28 - Margens da albufeira de Vilarinho das Furnas
Dia 29 - Lamas

Para participar nestas caminhadas deverá contactar o Parque de Campismo de Cerdeira, https://parquecerdeira.com/