quarta-feira, 11 de agosto de 2021

Serra do Gerês - Do Campo do Gerês a Gamil pelo Redondelo

 


Nestes dias de canícula, as caminhadas de montanha são quase necessariamente realizadas pela manhã quando o ar da serra ainda está fresco da noite e o Sol não nos queima a pele. Daí, aproveitar-se os pequenos percursos existentes perto de casa para ir esticando as pernas ou «matando o vício», desfrutando das paisagens que não nos parecem cruéis a um calor abrasador.

A Serra do Gerês está coberta por uma imensidão de carreiros, uma verdadeira teia de trilhos que ainda vai ligando diferentes pontos que nos dão diferentes perspectivas das paisagens já conhecidas, mas que nunca nos cansamos de (re)ver.

Neste caso, decido voltar ao Prado (ou Curral) de Gamil saindo do Campo do Gerês e tomando o caminho florestal que atravessa a Cerdeira. Esta parte do percurso pertence também ao Trilho da Águia do Sarilhão, abandonando-o um pouco antes do posto de observação do Sarilhão e enveredando em direcção à parte superior da Fraga do Sarilhão e depois pela Fraga de Cima. O percurso está bem marcado com as velhas mariolas, levando-nos depois a entrar no Covelo e conduzindo-nos quase ao topo do Redondelo.

Enquanto que a Serra Amarela se vai espraiando na paisagem, a albufeira de Vilarinho das Furnas vai-se afundando no horizonte e as vistas ganham novas amplitudes. Os pequenos percurso têm o dom de nos oferecer paisagens magníficas e aqui podemos ver a aldeia do Campo do Gerês guardando a Veiga de S. João e abrigada dos ventos de Norte pelo Pinhote.

Depois de passar o Redondelo, o caminho vai-nos oferecer duas opções: ou seguir para o Prado pelo Covelo de Cima ou baixar para Gamil e seguir depois para o ponto de partida descendo pelas Vitoreiras. Tomei esta opção, pois o calor já apertava.

Ficam algumas fotografias do dia...

















Fotografias © Rui C. Barbosa (Todos os direitos reservados)

Sem comentários: