segunda-feira, 16 de agosto de 2021

Trilho das Silhas dos Ursos (e visita a Gamil)

(Este texto é semelhante a outro publicado a 16 de Junho de 2021)

O Trilho das Silhas dos Ursos, que se inicia junto da antiga Casa Florestal de Junceda, é um percurso de pequena rota que tem como especial interesse o testemunho das silhas dos ursos que podem ser observadas, em especial a Silha da Fraga da Estrela que se localiza num extremo do trajecto.

Segundo a informação disponível no sítio do turismo da Câmara Municipal de Terras de Bouro, "o percurso (...) desenvolve-se sobre uma das vertentes do vale da falha do Rio Gerês. Tem por tema a apicultura e a arqueologia rural. O espaço territorial que o trilho percorre é constituído por encostas íngremes e cobertas de matos, linhas de água, pequenos bosques de carvalhos, vidoeiros e azevinhos e prados de altitude gerados por depósitos glaciares, fluviais e de vertente. Neste território é frequente a observação de animais silvestres, em especial aves, sendo a águia-de-asa-redonda (Buteo buteo) a mais comum.

Destacam-se ao longo do percurso dois locais com Silhas. A primeira trata-se de um pequeno muro de pedras, construído no topo de um penedo, cujo interior mantinha os cortiços das abelhas fora do alcance dos ursos (séc. XV/XVI). Enquanto a segunda Silha apresenta-se na forma de um muro circular (séc. XVI/XVII).

No interior das Silhas, dispostos em pequenos socalcos, eram colocados os cortiços das abelhas, de forma circular, feitos em cortiça e cobertos por um pequeno telhado de colmo. A localização e orientação das Silhas é sempre em encostas abrigadas dos ventos e ensolaradas. São construídas perto da água e de vastas extensões de matos e plantas melíferas."

Pode-se prolongar o percurso um pouco para lá da Fonte de Gamil e visitar o Curral de Gamil com o seu forno pastoril escondido, mas em relativo bom estado.

Mais informação sobre este percurso pode ser vista aqui e o ficheiro gpx aqui.

Ficam algumas fotografias deste percurso...








Fotografias © Rui C. Barbosa (Todos os direitos reservados)

Sem comentários: