sexta-feira, 27 de agosto de 2021

Trilhos seculares - Carris de Maceira

 


Os Carris de Maceira são um dos pontos bem identificados na Serra do Gerês. Localizados nas proximidades do Pé de Medela, o seu acesso pode ser feito através do Vale do Rio Maceira ou então caminhando a partir do Prado do Conho, descendo a Porto de Vacas e daqui subir o vale, virando à direita para o alto.

A caminhada através do Vale do Rio Conho leva-nos, desde a Portela de Leonte, a passar pelo Curral de Maceira e depois subir a encosta em direcção ao Curral de Carris de Maceira. Já no promontório granítico caótico que ali se eleva, podemos observar velhos muros possivelmente de abrigo pastoril que servia para abrigar quem velava pelo gado no curral em baixo. A subida ao ponto mais alto é relativamente fácil, porém não a fiz por encontrar-me sozinho e assim evitar surpresas menos agradáveis.

Deixando Carris de Maceira para trás, segui na direcção do topo da Corga dos Cântaros (Corga da Cântara) e segui depois para a parte superior da Costa do Covilhão passando ao lado do Cabeço dos Cântaros) e pelo Vale de Lomba de Pau. Passando ao lado do curral de mesmo nome, onde apascentava a vezeira de Rio Caldo, segui pela Chã de Gralheira até à Fonte da Borrageirinha, numa altura em que o calor já apertava.

Depois de passar a Chã da Fonte, fiz a descida para o Colo da Preza (Prêsa, Freza) e, ladeando o Outeiro Moço, chegava ao Vidoal onde ainda permaneciam alguns animais da vezeira de Rio Caldo. O regresso foi feito pelo caminho usual que passa pela Chã de Carvalho para a Portela de Leonte.

Ficam algumas fotografias do dia...

























Fotografia © Rui C. Barbosa (Todos os direitos reservados)

Sem comentários: