quarta-feira, 11 de agosto de 2021

Caminhada nocturna

 


As amenas noites de Verão são perfeitas para pequenas caminhadas nocturnas que se iniciam com o lusco-fusco do pôr-do-Sol. Caminhando pelos carreiros perto da aldeia, numa iniciativa do Parque de Campismo de Cerdeira, vai-se bordejando a albufeira de Vilarinho das Furnas lá em baixo, à medida que o contraste das encostas da Serra Amarela vai desaparecendo e os contornos da montanha fundem-se com o céu que se vai escurecendo e ficando pontilhado de estrelas.

A Oeste, a Lua e Vénus fazem o seu namoro à medida que se afundam no horizonte e as constelações ganham forma e feitio no zénite. O azul do céu transmuta-se num negrume cada vez mais profundo por vazes traçado por uma fugaz Perseida que vai anunciando de forma petulante o espectáculo da noite seguinte.

Perscrutamos o céu em busca de tímidos satélites e contam-se histórias de estrelas e planetas, nebulosas e galáxias, do passado, do presente e do futuro. As horas passam pelo passeio pela Via Láctea e chega a hora do regresso, ficando as estrelas a guardar os nossos passos pela escuridão que agora tomou conta dos seculares caminhos da Serra do Gerês.

Fotografia © Rui C. Barbosa (Todos os direitos reservados)

Sem comentários: