segunda-feira, 23 de agosto de 2021

Trilhos seculares - Arrocela e Entre Águas pelo Vale do Rio Conho

 


Começando no estacionamento do Arado, segui a estrada florestal até à Ponte do Arado e subi em direcção ao Miradouro da Cascata do Arado e depois encosta acima, entrando pelo pequeno vale à direita, seguindo da direcção do Curral de Giesteira. Antes de chegar ao curral, virei à direita e subi a Corga do Urso, chegando depois a uma estrada florestal que me conduz até ao início de um carreiro pastoril que nos leva para o Curral de Coriscada e daqui para a vertente da Arrocela, entrando na Corga de Giesteira e chegando ao Curral da Arrocela. Continuando o percurso, vamos subir o colo até nos surgir a imensidão, profundidade e espanto da paisagem que de repente se nos depara! Em frente, a Corga das Cerdeiras vai-se extinguir no Estreito e à nossa esquerda precipitam-se as vertentes da Roca de Pias e da Quina do Meio. O topo da Rocalva surge por entre a rudeza do granito e é com espanto que a nossa vista abrange esta maravilha da Natureza perante a qual as paisagens das grandes montanhas de outros paragens se vergam à sua imponência.

Após uma breve paragem, inicia-se a descida da Encosta do Cando num ziguezaguear que nos levará ao Curral de Entre-Águas, acanhado lá no fundo da corga. Pelo caminho, a visão dos teixos milenares perante os quais qualquer um de nós de deve ajoelhar em reverência e adoração. A descida faz-nos sentir numa dualidade de existências: ora nos revela a nossa pequenez perante tamanha grandeza, ora nos sentimos grandes e orgulhosos por vislumbrar tamanha bela da Natureza. A Serra do Gerês é isto; põe-nos no nosso lugar!

Chegados a Entre-Águas, tomei o carreiro que me levou a passar por um abrigo pastoril (identificado como "Rio Conho") e mais adiante, após atravessar o Rio Conho por duas vezes, passei junto do Poço Azul, seguindo então pela Encosta de Carvalhosa (após atravessar novamente o rio) até às imediações do Curral de Pinhô, descendo para a Ponte de Servas e subindo para a Tribela. Daqui, tomei a estrada florestal, passando pelo Curral dos Portos, Curral de Malhadoura e depois descendo para o Arado.

Algumas fotografias da jornada...









Fotografias © Rui C. Barbosa (Todos os direitos reservados)

Sem comentários: