segunda-feira, 4 de janeiro de 2021

A visita às Minas dos Carris

 


Várias pessoas me têm questionado sobre o que é necessário para visitar as Minas dos Carris e como obter a autorização para tal?

Ora, à letra do actual Plano de Ordenamento do Parque Nacional da Peneda-Gerês (POPNPG) a visita às Minas dos Carris não carece de autorização prévia por parte do Instituto da Conservação da Natureza (ICNF) / Parque Nacional da Peneda-Gerês (PNPG) se for feita em grupos inferiores a 10 pessoas. Isto porque a área do complexo mineiro encontra-se dentro da denominada Área de Protecção Parcial de Tipo I.

No entanto, a maioria das visitas que são feitas ao complexo mineiro dos Carris utiliza o acesso através do Vale do Alto Homem e este está inserido numa Área de Protecção Total para a qual é necessária uma autorização do ICNF/PNPG. Os limites dessa área estão actualmente assinalados com placas informativas nos respectivos limites quando intersectam essa área.

A autorização para a realização de actividades de visitação nas Áreas de Protecção Total deve ser requerida por escrito ou via correio electrónico para o ICNF/PNPG. O requerimento da autorização é gratuito! As respostas costumam ser céleres, mas caso demorem recomenda-se uma chamada telefónica (253 203 480) para questionar sobre o atraso na resposta.

Ao contrário de alguns iluminados, aconselho SEMPRE a pedir as respectivas autorizações quando necessárias e em caso de dúvida consultar o PNPG. Outra opção será optar por actividades comerciais que proporcionadas por várias empresas dentro do território do PNPG e não só.

Recomenda-se a leitura do POPNPG que pode ser obtido aqui ou aqui.

Um texto interessante sobre O Plano de Ordenamento do Parque Nacional da Peneda-Gerês e as actividades de montanha.

Como aceder às Minas dos Carris por outros percursos? Resposta em Visitar as Minas dos Carris - um manual para tótós.

O texto foi escrito tendo como exemplo as Minas dos Carris, mas aplica-se a qualquer ponto do PNPG que se localize no interior de uma das Áreas de Protecção Total.

Fotografia © Rui C. Barbosa (Todos os direitos reservados)

Sem comentários: