A Associação Para o Desenvolvimento de Pitões das Júnias criou uma página na rede social Facebook que pode ser visitada aqui.
Passe por lá e deixe o seu 'gosto'.
A APDP – Associação Para o Desenvolvimento de Pitões – foi criada em Fevereiro de 2015 e surgiu da necessidade de promover actividades e desenvolver projectos que visem a preservação do património imaterial local. A APDP tem como objectivo promover a cultura do povo de Pitões das Júnias, motivando e envolvendo os habitantes. Em paralelo pretende criar infraestruturas adequadas às características da população e dos eventos a concretizar.
A população de Pitões possui características únicas e muito particulares. Estas devem-se ao facto de a aldeia, Pitões das Júnias, estar situada a cerca de 1.200 metros de altitude, no extremo norte de Portugal, dentro do Parque Nacional Peneda-Gerês, no concelho de Montalegre, região de Barroso, Trás-os-Montes. Além disso, o seu clima inóspito do inverno e a consequente imigração contribuíram para que a aldeia conservasse a sua pequena população.
A sua origem remonta aos séculos IX e XI, muito análoga à origem do Mosteiro de Santa Maria das Júnias.
A página oficial da associação é aqui.
Sem comentários:
Enviar um comentário