sexta-feira, 15 de janeiro de 2021

Serra do Gerês - Do Lameirão à Chã de Braz e Junceda

 


Esta foi daquelas caminhadas que me trouxe algo de novo em relação à Serra do Gerês, mais propriamente numa parte do Vale do Rio Gerês que está tomada pelas mimosas e que «esconde» por entre ramadas secas e antigos estradões empinados, ruínas esquecidas mas que em tempos fizeram parte da vivência serrana. Hoje são um local de silêncio para dias de «confinamento».

A ideia seria apenas esticar um pouco as pernas nestes dias que custam a passar e que me «obrigam» a ficar em casa por decisões que não se entendem. Mas eles é que são os especialistas e o bicho não se pega nas igrejas e locais de culto. Vá-se lá saber porquê?!...

Assim, iniciando a jornada de 10 km junto da Fonte de Lamas (no Lameirão), segui em direcção à Casa Florestal de Lamas e prossegui pelo caminho florestal que percorre a Encosta de Lamas até chegar à Estrada das Voltas de S. Bento. Prosseguindo na estrada em direcção às Caldas do Gerês, passei a Quelha da Buraca, segui então o traçado da GR50 Grande Rota da Peneda-Gerês passando pela Pereira e chegando ao Zanganho. Aqui, prossegui pela Variante das Caldas até encontrar a placa que indica o PR6 Trilho dos Miradouros e que inicia uma longa subida para a Junceda através de velhos caminhos florestais e carreiros de pé posto.

Iniciando a subida pelo caminho florestal, este vai-se dividir em dois uns metros mais adiante. O caminho que segue à nossa direita leva-nos a prosseguir no PR6, enquanto que o caminho que segue à esquerda inicia uma vertiginosa subida encosta acima. A paisagem é toda ela nesta parte tomada pelas invasoras e pouco se vai vislumbrando ao longo da subida. No entanto, o caminho vai-nos levar à chamada Chã de Braz onde se pode observar uma casa de armazém de material agrícola e um conjunto de ruínas.

Se até aqui o caminho florestal estava mais ou menos limpo de mimosas, o mesmo já não se pode dizer do resto do percurso que nos levaria de volta ao traçado do Trilho dos Miradouros. Local de escassa passagem, convém sempre estar atento às voltas do caminho, pois a distração pode-nos levar em poucos metros a um desvio e a perder o vislumbre por onde queremos ir. O antigo caminho florestal vai-nos levar a um interessante conjunto rochoso que permite uma magnífica vista sobre o Vale do Rio Gerês e sobre as Caldas do Gerês, bem como sobre a Corga da Figueira, Laspedo e o Junco. Prosseguindo pelo caminho, aqui completamente vencido pelo mato, vamos chegar ao traçado do PR6 e continuando a subir, chegamos então à Casa Florestal de Junceda. Daqui segue-se o traçado do PR6 que coincide com a GR50 até chegar à Chã de Lamas e Lameirão.

Ficam algumas fotografias do dia...












Fotografias © Rui C. Barbosa (Todos os direitos reservados)

Sem comentários: