quarta-feira, 13 de janeiro de 2021

Serra Amarela - "Trilho do Javali"

 


O "Trilho do Javali" é um percurso de pequena rota que se desenrola nas faldas da Serra Amarela e que nos proporciona um conjunto de magníficas paisagens.

O trilho desenrola-se no entorno da aldeia de Germil, Ponte da Barca, sendo um trilho circular de 9,5 km.

Iniciando e terminando em Germil, fiz o percurso na direcção da aldeia de Cutelo. Nesta parte o Trilho do Javali tira partido do traçado da GR34 Grande Rota da Serra Amarela e da GR50 Grande Rota da Peneda-Gerês. Seguindo pelas ruelas de Germil, o percurso vai-nos levar por um mosaico agrícola até passarmos pelo Ribeiro de Portomalho e depois encosta acima até à Portela do Fojo e Cruz de Ferro. Aqui, inicia-se a descida nas Tomadas da Costa para a pequena aldeia de Cutelo. Os traçados da GR34/GR50 são abandonados aqui. Descendo à pequena aldeia, vamos tomar um velho caminho calcetado por grandes pedras que nos vai levar para a Tomada do Fojo até às imediações do Cardeiro, baixando depois para a estrada (CM1149). Após percorrer algumas dezenas de metros pela estrada, vamos abandoná-la para seguir para os Seixos Brancos e Lameirinhos, cruzando outra estrada (CM1348) para nos dirigirmos para o Fragão do Penedo Baixo que nos proporciona uma magnífica paisagem sobre o Vale do Rio Lima e encostas da Serra do Soajo.

Do Fragão do Penedo Baixo vamos descer para a Corga da Cerca, contornando o Pião para a 'A Tomada', seguindo depois por um caminho calcetado para Germil de Baixo e terminando o percurso onde iniciamos em Germil de Cima.

Ficam algumas fotografias do dia...




























Fotografias © Rui C. Barbosa (Todos os direitos reservados)

Sem comentários: