domingo, 24 de maio de 2020

290... Do Campo do Gerês a Pitões das Júnias


Existem duas possibilidades para ligarmos as Minas dos Carris a Pitões das Júnias e qualquer uma delas é uma caminhada que não se esquece.

Se o percurso pela fronteira nos permite ter horizontes mais largos sobre o Gerês na sua internacionalidade, o percurso pelos vales leva-nos a percorrer a presença de séculos do Homem nesta serra e a forma como dela tirou proveito, adaptando-se às suas características. Nas chãs mais férteis foi criando diversos currais, zonas de segurança relativa onde os rebanhos e as manadas que deambulam pela vastidão serrana durante a época das vezeiras.

Nesta passagem optei por percorrer estes mesmos vales, descendo a Corga de Lamalonga em direcção ao Curral de Teixeira (Lamalonga) e depois seguir em direcção aos Currais das Negras. A descida através das ruínas da Lavaria Nova das Minas dos Carris, construída no princípio dos anos 50 do século XX, deve ser feita com cuidado, pois o efeito da erosão dos últimos anos levou à destruição da escadaria de granito que fazia a ligação do limite da área mineira com a parte superior da lavaria. A descida é possível, mas com cuidado.



Depois de passar o Curral de Teixeira (Lamalonga) optei por «voltar atrás» para os Currais das Negras para onde poderia ter descido através de um carreiro que se inicia junto das ruínas do antigo paiol. Assim, indo aos Currais das Negras, iria evitar um desvio através dos Currais da Matança que me levaria ou a Biduiça ou a uma descida para o Curral de Rochas de Matança. Além do mais, nos Currais das Negras poderia seguir depois um carreiro que me levaria a um dos currais das Lamas do Compadre através do Corgo de Lamelas. Daqui, e subindo a parte Norte do Compadre, desci pelo Corgo das Lamas do Compadre, volteando o Outeiro de Cervas pelo Sul e subindo depois o Corgo de Candela para chegar aos currais de Fornalhinhos.

Depois de um descanso. segui pela vertente Sul dos Cornos de Candela em direcção a Currachã pelo Corgo de Pala Nova e atravessei o Ribeiro de Teixeira. Passando a Sul da Fraga de S. João e ao lodo do fojo, desci à Ponte da Pereira e Carvalhal do Beredo, subindo depois para a magnífica Pitões das Júnias num total de cerca de 38 km... e uma carraça.




































Fotografias © Rui C. Barbosa (Todos os direitos reservados)

Sem comentários: