segunda-feira, 14 de novembro de 2016

Morreste e eu peço desculpa por nós...


Morreste sozinho no meio da floresta silenciosa que tanto amavas. Morreste nos trilhos por onde caminhaste quando eras lobito e acompanhavas a tua mãe nos ensinamentos que te seriam úteis para sobreviver num mundo que quase já não é teu. Morreste junto da árvore onde brincaste com os teus irmãos, correndo por entre os esconderijos. Por vezes, olhavas com os teus olhos de mel, para os pássaros que esvoaçavam, para os insectos, para as flores e para as folhas que caiam. Sentias o sabor da água, o cheiro da terra e ao longe sabias que o perigo espreitava.

Morreste naquele dia em que aquela carne ali colocado no chão te parecia a sorte de teres encontrado o que te faria aguentar mais algum tempo. Porém, em pouco tempo sentiste as tuas entranhas a arder, corroídas pelo ódio dos homens maus, pelo ódio da ignorância que ao longo de séculos e séculos foi alimentando a crença de tu eras mau.

Morreste a olhar para as folhas e para os ramos que foram tua companhia e abrigo em muitas noites frias na serra e que foram a camuflagem perfeita contra o homem que um dia te viu ao longe e te decidiu envenenar.

Morreste de olhos abertos e a tua expressão quase parece um sorriso, demasiado humano. Talvez no teu derradeiro momento tenhas visto o espectro da tua mãe, a sorrir, na companhia da qual, descansas finalmente em paz.

Morreste amigo e por ti choro, pedindo desculpa por nós, aqueles que não te conseguimos proteger...

(A fotografia mostra o cadáver de um lobo envenenado na Serra da Cabreira, Portugal, no dia 13 de Novembro de 2016)

Fotografia © Rui França (Todos os direitos reservados)

35 comentários:

Biclas disse...

a sério?
o que eu tanto lutei para conseguir vê-lo novamente e agora está morto?
M*rda de humanos que antes de conseguirmos andar de pé, já eles cá estavam...
Na nossa Serra...

Unknown disse...

Enfim Ao poucos e poucos vai se perdendo a nossa fauna e flora patrimônio esse que para alguns não significa nada....

pedro disse...

Em que zona da serra foi encontrado? Incrivel como ainda hoje há pessoas que ainda se acham donos de tudo...

ajspatricio disse...

Verdadeiramente triste...


Quantas são as palavras, ou os mitos
que descrevem a pequenez deste tempo
que desenham as veias sobre uma hipotenusa,
tão frágil que bastava um sopro ou um grão de areia
para desequilibrar os pilares deste mundo
surdo, que se atreve algures no vento…

Artur Patrício

Amorinix disse...

Tristeza... revoltante! Morrem sempre mais do que os que desesperadamente tentam sobreviver.
Sejam os lobos ou mesmo as raposas. Ainda no outro dia, numa caminhada no Alvão vi uma pendurada pelo pescoço.
Dá vontade de ser também assim cruel! Contra os da minha espécie. Envergonho-me.

Luísa Baptista disse...

tudo se vai destruindo graças ao egocentrismo do ser humano... somos mesmo uma cambada de parasitas... que profunda tristeza

Unknown disse...

Que triste :( o ser humano é a raça mais cruel e vil que pode existir :( pobre animal :'( a pena para este tipo é atoa deveria ser a morte do responsável e mesma forma envenenado tb, assim podia ser que estas barbaridades acabassem de uma vez. Que falta de respeito para com os animais e e natureza!!!

Unknown disse...

envio o meu abraço de solidariedade. envio o meu sentimento de tristeza e de raiva.Porque caminha-se para a exterminação das espécies e nada se faz para parar isso. Os governantes sejam de que partido forem deviam dar o primeiro exemplo e nada fazem. Como se diz na minha região " porra para isto" .

Unknown disse...

Infelizmente mais um acto bárbaro que ficará impune. O meu sentimento é de tristeza por mais uma vez constatar que vai-se destruindo as espécies e os governantes , sejam de que partido for , nada fazem para parar isto. Só posso desejar que não esmoreça e vá lutando aí na sua região para que haja mudança. um abraço de solidariedade.

Unknown disse...

Que triste sociedade em que vivemos, que nao conseguem partilhar o meio onde vivemos com quem la estava antes de nós! Criminosos

Unknown disse...

Todos nós devemos assegurar a sobrevivência das outras espécies, no entanto, quem está de perto a preservar e a criar animais em extinção, deve saber, que actualmente, não existem condições no habitat natural para o crescimento populacional destes animais, infelizmente.
Primeiro, porque já não têm área suficiente, o que os levará para perto das pessoas que os matam.
Segundo, como a caça ridiculamente ainda é um passatempo neste século, não temos sequer alimento disponível para que estes animais possam caçar com abundância, o que mais uma vez, os leva para perto da morte certa.
Conclusão, está desumanidade mata tudo, e o ecossistema não funciona.

Unknown disse...

Por isso é que digo e volto a dizer. Ha certos humanos que têm de ser abatidos.

MnelVP disse...

Tão triste...será que esta nova geração ainda vai a tempo de mudar as coisas e restabelecer um melhor equilíbrio homem-natureza?

LuisUnhao disse...

Os governantes deste pais andam preocupados com o dinheiro. São incapazes de se preocupar com estas coisas....

Little Devil disse...

Ja ha muitos anos nos conhecemos ha muitos anos te sigo..e a muitos o sabes que para mim os animais são melhores que "nós"..raras são as vezes que comento, não porque os posts são maus!! Mas porque comento os que me marcam...cortou-me o coração ao ver esta foto e teu texto...só um favor e acho que todos os que te conhecem e te seguem pensarão o mesmo...não deixes que esta foto seja a memória que ficaremos deste nosso amigo, se puderes e tiveres coloca uma que nos lembre dele e de outros como realmente são a Alma deste planeta e desta serra.

Abraço dá noticias

Little Devil disse...

Ja ha muitos anos nos conhecemos ha muitos anos te sigo..e a muitos o sabes que para mim os animais são melhores que "nós"..raras são as vezes que comento, não porque os posts são maus!! Mas porque comento os que me marcam...cortou-me o coração ao ver esta foto e teu texto...só um favor e acho que todos os que te conhecem e te seguem pensarão o mesmo...não deixes que esta foto seja a memória que ficaremos deste nosso amigo, se puderes e tiveres coloca uma que nos lembre dele e de outros como realmente são a Alma deste planeta e desta serra.

Abraço dá noticias

Rui Nunes disse...

Sem grandes palavras... Angústia, revolta, ...

zetoalves disse...

Um grande abraço, Rui

Valter disse...

Há certezas que foi intervenção humana? Como se pode aferir isso?
Desculpem a minha ignorância...é so uma questão.
No entanto, seja obra humana ou não é de lamentar...

Francisco M. M. Arantes (Quito Arantes) disse...

Verdade

Francisco M. M. Arantes (Quito Arantes) disse...

Cambada de criminosos

Caçador de sonhos disse...

O meu sentimento é Revolta e Odio da minha fraca espécie a qual eu pretenso que continua a ser pequeno neste mundo porque continua a matar a nossa natureza no seu todo . sinto-me muito triste porque os valores que eu ensinei aos meus filhos não passarão de lembranças de um futuro imaginário

TanyaFerrony disse...

Que Triste!
Denunciar ao PAN?
Partilhar como loucos para que se saiba que estas atrocidades ainda se cometem entre os que se dizem inteligentes. Os desHumanos.

Gil disse...

Isto acontece porque os políticos não se interessam por nada que diga respeito aos pobres e indefesos animais.

ActEco disse...

Uma vergonha mesmo... não vivemos nem deixamos viver aqueles que aqui viveram antes de nós...

anamarma disse...

tristeza,uma enorme tristeza....
Contudo o vosso trabalho é enorme e espero que chegue a muitas consciências rapidamente.

Unknown disse...

DESCULPA! ��

Unknown disse...

DESCULPA! 😢

Unknown disse...

que desilusão o nosso povo, nem sei como classificar, sem palavras...

Unknown disse...

Desculpa lobinho...:(

elvira leao disse...

Diz claramente no texto que foi envenenado,foi lá colocada carne propositadamente para ele comer ou seja, foi uma armadilha, uma cilada feita por criminosos, bárbaros, macabros, perversos. Estes crimes hediondos deveriam ser severamente punidos, mas todos sabemos que infelizmente NASA acontece e que estas criaturas que fazem tanto mal sentem-se completamente à vontade para cometer os seus crimes na maior impunidade. Matam seres indefesos, não adianta nada que sejam uma espécie em vias de extinção, não são defendidos nem protegidos, vão acabar por desaparecer de vez, quando quem deveria desaparecer era a raça dos que se dizem humanos, à qual o felizmente faço parte, mas muito me revolto com estes atos de pura selvajaria.

Unknown disse...

Inadmissível, revoltante !!! Esta gentinha tem que ser punida!!!

Unknown disse...

So sad,there are so few wolves left in the world, but what can expect from people who think that animals are on this earth for humans instead of thinking that animals are on this earth WITH us and not for us. If we don't change our habits and together try to save these and other creatures we will soon be alone on a planet that we are changing into an uninhabitable place. The earth will continue and outlive mankind but we can't live without its fresh water and clean food.

Sérgio de Oliveira disse...

...


Um abraço solidário.

Unknown disse...

Fogo..tão lindo...