terça-feira, 8 de novembro de 2016

III Magusto Celta de Pitões a 12 de Novembro


Tal como já referi várias vezes neste blogue, o III Magusto Celta de Pitões que terá lugar a 12 de Novembro de 2016.

Nesta, o Magusto Celta de Pitões contará com um Batismo celto-galaico e com a recuperação de nomes celto-galaicos e entrega de fitas da sorte (uma fita anual com cores diferentes).

De seguida, terá lugar uma concentração no Largo do Eiró para assistir ao pregão do Magusto e queima do sol para despedirmos o Verão.

Mais tarde será o baile no Largo do Eiró trajados com indumentária céltica e capas de burel (Sagum céltico), seguidos do magusto e convívio com comida e animação dos gaiteiros.

O programa é o seguinte:

17h00 - Batismo Celto-Galaico (utilizando nomes dos celtas) e entrega de fitas da Sorte (no ano 2016 a cor é verde)

18h00 – Concentração no Largo do Eiró para assistir ao Pregão do Magusto.

18h30 – Despedida do verão e queima do sol.

19h00 – Magusto convívio no Largo do Eiró com animação dos Gateiros de Lobeira.

O Magusto Celta

Esta é uma festividade, que noutros países onde a cultura Celta permanece viva, recebe a designação de Samhain (Irlanda), Samhuinn (Escócia), Hop tu Naa (Ilha de Man), Calan Gaeaf (País de Gales), Kalan Gwav (Cornualha) e Kalan Goañv (Escócia), tendo vínculos entre todas as variantes atlânticas da festividade.

Um dos pontos altos, para além do convívio entre todos, é a queima do Velho Sol, que simboliza o ano velho. A queima é feita ao lado de dois craneos de vacas barrosãs que simbolizam a prosperidade de uma sociedade que vive, de entre outras coisas, da criação de gado.

Sem comentários: