sexta-feira, 30 de setembro de 2016

Um comentário de alguém incógnito acerca da caça no PNPG


O perfil Em Defesa do PPG (?) é um perfil criado unicamente para fazer um comentário acerca deste artigo. Usualmente não publico comentários anónimos e que se escondem atrás de perfis falsos sem se identificar, mas com este vou perder alguns minutos

"Uma noticia enganosa com fotos que não documentam animais caçados na Peneda."

Pois não, mas toda a gente sabe disso, pelo menos aquelas pessoas que têm a inteligência de ler as legendes e de perceber o que está escrito no texto do artigo. Nota-se que não foi o caso...

"Fica informado que nessa área há zonas de caça autorizadas com os devidos planos de gestão aprovados."

Toda a gente que frequenta o PNPG e que tenha um conhecimento do seu POPNPG (sabe o que é') sabe que essas zonas estão regulamentadas. Elas existem para assegurar os direitos adquiridos dos residentes que há muito caçam em partes daquelas serranias. O artigo não aborda essa questão... Nota-se de novo a falta de compreensão do texto.

"Claro que a cabra montesa não está contemplada nessa gestão."

Alto! Ainda há esperança...

"Lamento que se faça uma colagem de fotos de caçadores com armas de classe D , provavelmente caçando caça menor legalmente, como perdizes ou coelhos, a furtivos de caça maior.O cão utilizado e apresentado na foto é um perdigueiro que em nada se utiliza para fins de caça maior."

Não, eu de facto é que lamento a falta de compreensão do texto... lá se foi a vã esperança...

"Não quero acreditar que haja má fé na maneira como este artigo foi apresentado mas simples ignorância do acto cinegético."

"Acto cinegético" palavras para disfarçar "somos uns sanguinários que só gostamos de matar animais única e simplesmente para gozo e nosso belo prazer..." A caça é isto, nada mais... por isso compreendo bem o "acto cinegético".

"Tenho pena que não apresente outro artigo que vem na mesma revista, nas páginas seguintes, e que retrata a situação que se vive num parque perto de madrid e onde foram seguidas as medidas que muitos atrás apontaram. Têm neste momento um grave problema de sustentabilidade do parque, mesmo com a introdução dos predadores naturais.( a Peneda Geres já os tem e mesmo assim o numero de efectivos de cabra não pára de crescer, e ainda bem)."

Ah, pois tem predadores naturais e as cabras não param de crescer... se calhar é porque os caçadores não gostam muito dos predadores naturais e estes sejam logo dizimados à vista... Porque será? Ter concorrência que realmente necessita de caçar é uma chatice!

"Com a ausência de uma caça controlada e sustentável perdem-se proveitos que serviriam para ter um parque melhor para todos os que ali vivem e visitam."

Ahahahahahah... vou ali de novo a um canto chorar e já volto.

"Tal como a caça controlada também os utilizadores do parque deviam pagar uma taxa para o visitar, caminhar, escalar, fotografar......"

Ahahahahahah, taxa para fotografar... volto já outra vez!

"Os recursos obtidos serviriam para pagar a guardas do parque que zelariam a tempo inteiro, pela fauna, flora e controle de furtivos. Se cada utilizador , seja para caçar ou para visitar, pagassem taxas do mesmo valor, dava e sobrava."

...é melhor ficar mesmo por ali.

2 comentários:

CHEIRO DA MONTANHA disse...

Pagar para fotografar? já visitei um país por coincidência muçulmano onde tinha de pagar para fotografar e em certos locais tinha que ter bilhete....será que o grunho quer o mesmo no Gerês?

pjcps disse...

AhAhAhAh!... Junto-me à galhofa...

Ai a máquina fotográfica... essa famigerada arma letal e com um impacto perigosíssimo na natureza!...

Pensando bem até pode ser letal... para cinegéticos, caminhantes ou fotógrafos incautos, que tenham dito à "cara metade" que iam em viagem de trabalho, e que acabem por ser apanhados, em flagrante delito, pela mira/lente, em pleno "combate", e depois "leakados" no facibú!

Malta da fotografia, cuidado com o flash!... podem cegar o animal!! Depois não dá gozo caçá-lo!!

Enfim, sarcasmo idiota... Apelo à paciência e tolerância de quem lê. Não pretendo ofender.

Cumprimentos!
Paulo Santos.