quinta-feira, 22 de setembro de 2016

ADERE Peneda-Gerês promove nova acção de monitorização de trilhos pedestres


A ADERE Peneda-Gerês (Associação de Desenvolvimento das Regiões do Parque Nacional da Peneda-Gerês) está a promover uma acção de reconhecimento do estado de manutenção do trilho da Grande Rota da Serra Amarela (GR 34), inserido no Parque Nacional da Peneda-Gerês (PNPG), na área dos concelhos de Ponte da Barca e de Terras de Bouro. Em simultâneo, esta Associação avança com uma nova iniciativa de formação nos temas do património natural e cultural associados aos pontos de interesse desta rota, visando a capacitação de técnicos do território que têm responsabilidades nas áreas do turismo, atendimento e gestão de visitantes.

Realizou-se no passado dia 21 de Setembro a primeira acção de reconhecimento e de formação, percorrendo-se a primeira etapa desta rota de trinta e cinco quilómetros. Para além de técnicos da ADERE Peneda-Gerês, participam nesta ação técnicos dos municípios de Ponte da Barca e de Terras de Bouro, das Portas do PNPG e do Instituto de Conservação da Natureza e Florestas (serviços locais do PNPG). A componente de formação foi orientada por técnicos especialistas das áreas da biologia e do património cultural.

A próxima iniciativa terá lugar no dia 29 de Setembro, com a realização da segunda etapa da rota, seguindo as duas etapas finais durante o mês Outubro.

Esta acção tem como propósito a monitorização das condições de utilização dos trilhos pedestres do PNPG, como forma de salvaguardar a segurança dos visitantes e de lhes proporcionar uma boa experiência de visitação.

No território existem várias estruturas de informação do Parque Nacional (Portas do PNPG, serviços do PNPG e a ADERE Peneda-Gerês) que os visitantes devem previamente contactar para se informarem sobre os trilhos pedestres e as suas condições de utilização.

Texto e fotografia: ADERE Peneda-Gerês (Texto corrigido para Português)

Sem comentários: