quinta-feira, 29 de setembro de 2016

Livros, livros e mais livros em Pitões


Os livros continuam a chegar a Pitões das Júnias numa altura em que a sua Biblioteca já caminha muito para lá dos 1.000 livros!!! Será que chegarão muitos mais? Eu acho que sim! Pitões das Júnias será um exemplo para muitas que muitas bibliotecas possam ser criadas e existir em meios rurais.

Para além dos livros muitos contribuíram com cd's e outros meios de divulgação cultural. Para além de pessoas singulares e muitos autores, muitas entidades enviaram o seu contributo para esta iniciativa, tal como foi o caso do Município de Espinho que refere que "O Município de Espinho, através dos serviços da Biblioteca Municipal José Marmelo e Silva, tem muito gosto em colaborar e participar na vossa iniciativa, oferecendo algumas obras de temáticas variadas e destinadas a uma grande diversidade de leitores. Esperando, desta forma, ter contribuído para o enriquecimento do vosso projeto “Um livro para Pitões” e essencialmente colaborar para a criação de hábitos de leitura na população da vossa freguesia."

Já referi várias vezes que o objectivo de 1.000 livros na iniciativa "Um Livro para Pitões" havia sido estabelecido a quando do seu lançamento há pouco mais de um mês atrás e que estabelecia a data de 24 de Dezembro de 2016. Este número acabou por ser atingido muito antes do previsto, mas isso de maneira alguma implica o fim da iniciativa, bem antes pelo contrário!

A iniciativa "Um Livro Para Pitões" irá continuar para que a aldeia de Pitões das Júnias consiga ser uma referência para todas as aldeias de Portugal e assim sublinhar a importância da existência de uma biblioteca num meio rural.

Mais uma vez, Pitões das Júnias é um exemplo de dinamismo e de divulgação cultural, derrubando parte das barreiras de uma «interioridade» que muitas vezes é uma sentença de morte para as nossas aldeias, levando assim à perda de um património que nos define como povo e nação com raízes muito profundas no nosso passado distante anterior à nacionalidade.

Esta é uma iniciativa bastante simples e na qual todos podem participar. Pretende-se que todos enviem pelo menos um livro novo ou em bom estado, para a Junta de Freguesia de Pitões das Júnias.

No facebook, esta iniciativa pode ser encontrada aqui.

Esta é uma iniciativa que visa fazer com que as crianças e os jovens vejam que a sua aldeia pode ser o seu futuro, através da literatura e promovendo a cultura local. Pitões das Júnias tem futuro!

O livro de vossa escolha (mas preferencialmente de contos), deve ser enviado para a seguinte morada:

Junta de Freguesia de Pitões das Júnias
Largo do Eiró, n.º 3
5470-370 Pitões das Júnias - Montalegre

No envelope devem indicar "Um Livro para Pitões!" e nos CTT não se esqueçam de referir que estão a enviar livros para assim usufruírem de uma tarifa reduzida pelo envio dos livros.

Aos fins-de-semana os livros podem ser entregues no Pólo do EcoMuseu de Barroso de Pitões das Júnias ao cuidado da Kátia Pereira ou então no Café do Rato, Largo do Eiró.

Sem comentários: