terça-feira, 27 de setembro de 2016

Estado dos trilhos pedestres na área do PNPG


Terminado o Verão, o Parque Nacional da Peneda-Gerês irá agora receber milhares de pessoas que irão percorrer os seus trilhos em busca do sossego e das cores de Outono. Porém, com os fogos florestais que decorreram na área do PNPG, uma série de percursos pedestres viram-se afectados por estas ocorrências.

Assim, e devido à destruição de parte dos equipamentos e da sinalética, recomenda-se que sejam evitados os seguintes percursos pedestres:

- Trilho da Peneda

- Trilho do Curro da Velha

- Trilho da Mistura das Águas

- Trilho do Ramiscal

- Rota Temática dos Peregrinos e Romeiros da Peneda - Rota dos Bicos

- Trilho Interpretativo do Mezio

- Percurso de Grande Rota (Travessia Peneda-Soajo)

- Rota Temática dos Peregrinos e Romeiros da Peneda - Rota do Soajo

- Trilho dos Moinhos de Parada

- Trilho do Penedo do Encanto

- Trilho do Megalitismo de Britelo

- Trilho Interpretativo da Serra Amarela (GR34)

- Grande Rota do Alto Minho (Etapa da Ponte da Barca)

- Trilho de S. Bento

Para além da informação disponível sobre os trilhos pedestres nas Portas do PNPG (Montalegre, Vidoal, Campo do Gerês, Lindoso, Mezio e Lamas de Mouro) e da informação que se pode encontrar na maior parte do início dos diferentes percurso situados no território do PNPG, as seguintes ligações fornecem as informações necessárias sobre os percursos pedestres existentes no nosso Parque Nacional...


A ADERE PNPG disponibiliza ainda uma folha na qual se pode fazer a crítica, dar sugestões ou apontar falhas na rede de percursos pedestres sinalizados no PNPG: aqui.

A Câmara Municipal de Terras de Bouro disponibiliza um sítio com informações sobre os seus percursos pedestres aqui.

Informação sobre o Trilho da Serra Amarela.

Tal como a ADERE PNPG, a ARDAL fornece informações sobre os percursos: Percurso Pedestre GlaciarPercurso Pedestre Ramil e Percurso Pedestre Urzal.

Finalmente, o PNPG, que muitas vezes é apontado como sonegar ou esconder a informação sobre os locais a visitar e sobre os percursos pedestres disponíveis, tem a seguinte informação para quem quiser ver:




Ao contrário do que existe em muitas áreas protegidas no estrangeiro, muita desta informação pode ainda ser encontrada em papel.

Fotografia © Rui C. Barbosa (Todos os direitos reservados)

Sem comentários: