É com enorme satisfação que recebi a notícia de que a iniciativa "Um Livro Para Pitões" já conseguiu juntar 1.000 livros para a Biblioteca Aberta de Pitões!
De recordar que o objectivo de 1.000 livros havia sido estabelecido por esta iniciativa a quando do seu lançamento há pouco mais de um mês atrás e que estabelecia a data de 24 de Dezembro de 2016 para que esses 1.000 livros fossem enviados para a aldeia de Pitões das Júnias.
Este número acabou por ser atingido muito antes do previsto, mas isso de maneira alguma implica o fim da iniciativa, bem antes pelo contrário!
A iniciativa "Um Livro Para Pitões" irá continuar para que a aldeia de Pitões das Júnias consiga ser uma referência para todas as aldeias de Portugal e assim sublinhar a importância da existência de uma biblioteca num meio rural.
Mais uma vez, Pitões das Júnias é um exemplo de dinamismo e de divulgação cultural, derrubando parte das barreiras de uma «interioridade» que muitas vezes é uma sentença de morte para as nossas aldeias, levando assim à perda de um património que nos define como povo e nação com raízes muito profundas no nosso passado distante anterior à nacionalidade.
Como referi, a iniciativa "Um Livro Para Pitões" vai continuar, pois esta pretende continuar a ser uma iniciativa bastante simples e na qual todos possam participar. Pretende-se que todos enviem pelo menos um livro novo ou em bom estado, para a Junta de Freguesia de Pitões das Júnias.
No facebook, esta iniciativa pode ser encontrada aqui.
Esta é uma iniciativa que visa fazer com que as crianças e os jovens vejam que a sua aldeia pode ser o seu futuro, através da literatura e promovendo a cultura local. Pitões das Júnias tem futuro!
O livro de vossa escolha (mas preferencialmente de contos), deve ser enviado para a seguinte morada:
Junta de Freguesia de Pitões das Júnias
Largo do Eiró, n.º 3
5470-370 Pitões das Júnias - Montalegre
No envelope devem indicar "Um Livro para Pitões!" e nos CTT não se esqueçam de referir que estão a enviar livros para assim usufruírem de uma tarifa reduzida pelo envio dos livros.
Aos fins-de-semana os livros podem ser entregues no Pólo do EcoMuseu de Barroso de Pitões das Júnias ao cuidado da Kátia Pereira ou então no Café do Rato, Largo do Eiró.
Sem comentários:
Enviar um comentário