sexta-feira, 5 de fevereiro de 2016

PNPG volta a emitir autorizações para a ZPT


Segundo informações reunidas pelo autor do blogue, o Parque Nacional da Peneda-Gerês (PNPG) voltou a emitir autorizações para actividades de visitação na Zona de Protecção Total, pelo menos referente ao Vale do Alto Homem.

De recordar que em consequência dos acontecimentos de 9 de Janeiro, o PNPG havia suspendido as autorizações para a realização destas actividades que acabavam por afectar as actividades de visitação em qualquer zona de protecção máxima dentro daquela área protegida. Ao recusar as autorizações, o PNPG evocava razões apoiadas no seu Plano de Ordenamento sem nunca evocar os acontecimentos de 9 de Janeiro.

A emissão destas autorizações por parte do PNPG é um passo positivo, no entanto deverá ser acompanhada por medidas de fiscalização mais intensas e pela divulgação de mais informação relativa a essas autorização e à sua necessidade. Por outro lado, o comportamento dos visitantes deve ser orientado de forma responsável para evitar situações de emergência e a violação de espaços naturais que mereçam uma especial protecção.

Fotografia © Rui C. Barbosa (Todos os direitos reservados)

Sem comentários: