segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

4º Festival de Caminhadas - Gerês 2016


Nos dias 19 e 20 de Março vai realizar-se a 4ª edição do Festival de Caminhadas no Gerês, organizado pela Gerês Viver Turismo – Associação de Defesa e Promoção do Gerês.

Este evento é organizado pelo quarto ano consecutivo, em parceria com cinco empresas de animação turística que operam essencialmente no destino turístico Gerês, contando com o apoio da Câmara Municipal de Terras de Bouro e da associação de desenvolvimento local ATAHCA.

Em cada um dos dias vão realizar-se 5 caminhadas guiadas, por profissionais experientes, percorrendo trilhos com características diferenciadas na zona envolvente à aldeia de Santa Isabel do Monte, concelho de Terras de Bouro, onde a riqueza do património natural e a beleza paisagística são inegáveis.

Todos os trilhos são circulares e apresentam um grau de dificuldade considerado fácil, possibilitando assim a participação de todos, tanto dos mais experientes como dos que menos experiência possam ter neste tipo de actividades.  

No primeiro dia as caminhadas terão lugar durante a tarde, sendo que no final das mesmas será promovido o convívio entre todos os participantes com a oferta do típico "Caldo no Pote". No segundo dia as caminhadas decorrerão na parte da manhã.  

O evento, já considerado o mais significativo do género em Portugal, tem como objectivo principal a promoção do Gerês enquanto destino turístico no domínio do Turismo de Natureza, proporcionando por isso um contacto directo com o património natural e cultural a todos os participantes. São também objectivos, a sensibilização para a preservação da Natureza e para a prática de actividades em montanha de forma segura e responsável. 

As inscrições, para além de obrigatórias, têm um custo de 5,60€ (cinco euros e sessenta cêntimos) por pessoa, são limitadas a 500 participantes em cada um dos dias e encerram às 23:00 do dia 14 de Março ou eventualmente antes dessa data, se entretanto for atingido o limite máximo de inscrições definido. Em caso de desistência da pessoa inscrita, não será devolvido o valor pago.

De notar que, este festival decorrerá em paralelo com o evento "Fim-de-Semana Gastronómico" de Terras de Bouro, sendo que por isso se sugere a visita aos restaurantes do concelho, aderentes a esta iniciativa.

Consulte as fichas técnicas de cada um dos trilhos (datas, horários, mapa do trilho, coordenadas GPS do local de encontro):

Trilho Formigueiro || Trilho Piorneiro || Trilho Ventoselo

Trilho Santa Isabel || Trilho Rebordochão

Inscrições aqui!

Sem comentários: