segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016

Erradiquemos definitivamente a caça na Serra da Malcata


O tema não está relacionado com as Minas dos Carris, com a Serra do Gerês e muito menos com o Parque Nacional da Peneda-Gerês.

Porém, não deixa de ser muito grave que se autorize de novo a caça numa das áreas protegidas nacionais por excelência como é a Serra da Malcata, lugar único onde se pretende preservar o habitat do lince ibérico em Portugal.

Isto acontece porque o Governo (por iniciativa do Ministério do Ambiente, Ordenamento do Território e Energia) através da Portaria n.º 19/2016 de 8 de Fevereiro, revogou a Portaria n.º 874/93 de 14 de Agosto que proibia a caça na Reserva Natural da Serra da Malcata.

Sabemos que em Portugal os lobbies que se associam para o mau trato dos animais (caça, circo, touradas, etc.), tem uma forte implantação neste tipo de governo. De recordar que foi um governo PS que decidiu em 2007 implementar uma portaria que implementava uma taxa para a análise obrigatória dos pedidos de autorização para a realização de actividades de visitação nas áreas protegidas. Assim, e apoiado pelos lobbies sádicos, estes são governos para os quais a Natureza só tem valor em dinheiro e nada mais.

A decisão deste governo pode colocar em causa a recuperação de várias espécies presa que se encontram a recuperar na zona como o Corço, o Veado ou o Coelho, e ainda de espécies em perigo como o Lince, o Lobo ou o Abutre-preto. Esta decisão carece de qualquer fundamentação científica, não se conhecendo até à data nenhum estudo sobre as populações de espécies que possam vir a ser exploradas cinegeticamente, de acordo com os especialistas em zoologia, botânica e ecologia. 

Assim, faço um apelo para que todos participem neste protesto e assinem esta petição Erradiquemos definitivamente a caça na Serra da Malcata.


Sem comentários: