quinta-feira, 28 de maio de 2015

Contra a Construção do Aproveitamento Hidroeléctrico de Sistelo


Uma empresa hidroeléctrica prepara-se para dar um golpe mortal na aldeia de Sistelo, Serra da Peneda. A construção de uma pequena barragem (a que chamam açude) irá alterar por completo uma paisagem humana única em Portugal.

O projecto esta pensado desde 2006 com os avanços e recuos que uma sociedade completamente despreocupada e alheada destes problemas, ignorou até agora.

O estudo de impacto ambiental pode pintar o atentado ambiental e humano como quiser, mas a futura realidade é que esta barragem irá descaracterizar a região para sempre. A aldeia em si não será afundada com o prazer com que se afundou Vilarinho da Furna, mas as alterações locais e não só, serão dramáticas.

A EDP e outras empresas hidroeléctricas têm sido os carrascos das paisagens naturais em Portugal. Porém, a paisagem humana de Sistelo é demasiado importante para que fiquemos impávidos e serenos a assistir a isto!

Faço um apelo para a assinatura da petição pública on-line Contra a Construção do Aproveitamento Hidroeléctrico de Sistelo.

Fotografia © Portugal Nature (Todos os direitos reservados)

1 comentário:

TiXa, Xarah e Xavier disse...

tal aberração não pode acontecer!

assinado e completamente de acordo com todas as razões mencionadas

Abraço
X