sexta-feira, 22 de maio de 2015

Tratado de delimitação de fronteiras entre Portugal e Espanha assinado em 1864


Esta é uma parte do tratado de delimitação fronteiriça entre Portugal e Espanha assinado em Lisboa a 29 de Setembro de 1864, e no qual está mencionado a linha de fronteira limítrofe do Parque Nacional da Peneda-Gerês com o território Espanhol.

"(...)

Artigo IV. A linha divisoria partindo do ponto designado no rio de Castro continuarâ pela veia fluida deste rio e depois pela do Barcias ou Tibô até à sua junçào com o Lima, pela corrente do cual subira até à un ponto equidistante entre a confluencia do rio Cabril e a Pedra de Bousellos. Do referido ponto subira ao elevado rochedo da Serra de Gérez, chamado Cruz dos Touros.

O terreno questionado entre os (povos) hespanhoes da freguezia de Manin e os portuguezes de Lindoso sera dividido pela linha de fronteira em duas partes eguaes.

Artigo V. Da Cruz dos Touros o limite internacional, voltando a sua direcçâo gérai para Nordeste, correrâ pelos eûmes das serras do Gérez e do Pisco, passando succesivamente pela Portella do Hommen, alto da Amoreira, Pico de Nevosa, Portella da Cerdeirinha, Alto da Ourella do Cabalhinho, Coto de Fonte Pria, Pedra do Pisco na Portella de Pitoens, e marco do Pisco.

O terreno situado entre os dous ultimos pontos pretendido por Guntemil e Pitoens, sera dividido pela raia em duas partes eguaes.

(:::)"

Fotografia © Rui C. Barbosa (Todos os direitos reservados)

Sem comentários: