sexta-feira, 27 de abril de 2012

Taxas para passeios a pé são «uma aberração», TVI

Notícia TVI aqui.


O eurodeputado do PSD José Manuel Fernandes classificou de «aberração» a introdução de taxas para passeios a pé em áreas protegidas e apelou ao Governo para acabar «rapidamente» com aquela medida.

«É inaceitável que o Parque Nacional da Peneda-Gerês e outras paisagens protegidas sejam apenas para elites», referiu José Manuel Fernandes, que falava numa iniciativa promovida pelo Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca sobre a defesa da floresta e da biodiversidade.

Para o deputado do Parlamento Europeu, é «uma aberração» a taxação de grupos de caminhantes em 152 euros, com a agravante de terem de solicitar autorização com 40 dias úteis de antecedência.

Lembrou que, «para cúmulo», andar de carro no Gerês pode custar apenas 1,5 euros e isto apenas entre junho e setembro e na Mata da Albergaria.

«Como se andar a pé fosse mais poluente e ameaçador para a biodiversidade do que um automóvel», criticou.

José Manuel Fernandes, membro da comissão do ambiente e saúde pública no Parlamento Europeu, mostrou-se esperançado que o atual Governo «altere rapidamente esta aberração, introduzida pelo anterior executivo socialista liderado por José Sócrates, através de portaria publicada no início de 2011».

Fotografia © Rui C. Barbosa

Sem comentários: