sexta-feira, 20 de abril de 2012

Manifestação / caminhada contra as taxas do ICNB


Faço um apelo neste últimos dias antes da manifestação, para que tentem convencer o maior número possível de pessoas a participar (apesar das previsões de mau tempo) e assim mostrar a nossa indignação perante a atitude do ICNB. Falem com os vossos familiares, amigos e colegas, mesmo aqueles que não têm por hábito caminhar ou praticar desportos de montanha e expliquem-lhes que um simples e inocente passeio a pé lhes pode trazer muitas complicações! Recuperando um velho slogan 'Regras sim! Taxas não!".

Como deverão saber, o ICNB, IP tem mantido a taxação dos pedidos para a realização de actividades de visitação em áreas protegidas. Esta taxação, além de injusta, impede que muitos portugueses possam tirar partido do salutar contacto com a Natureza. Ao taxar um serviço administrativo em mais de €150,00, os serviços do ICNB, IP criam uma barreira ao usufruto das nossas áreas protegidas.

Esta taxação vem assim limitar o nosso direito como cidadãos ao usufruto de um bem comum que é a prática saudável de desportos de montanha ou de simples caminhadas familiares pelas nossas áreas protegidas, impondo valores a cobrar não compatíveis com os níveis de vida da maior parte dos cidadãos.


Apesar de anteriores apelos por parte da sociedade civil nada foi feito para resolver este problema e o ICNB mostra a sua face ao se mostrar intransigente neste assunto pois a resolução do problema já deveria ter partido de sua própria iniciativa! Assim, esta manifestação tem como objectivo alertar para a presente situação injusta e alertar o Governo para a resolução deste problema.


Esta manifestação terá lugar nas Caldas do Gerês no dia 25 de Abril pelas 10h30 com a concentração junto à Colunata nas Caldas do Gerês. Após uma permanência neste local, seguiremos em direcção ao Vidoeiro e daqui para a Pedra Bela onde tomaremos a decisão sobre novas «formas de luta».

Em Braga o ponto de encontro para a romagem às Caldas do Gerês é o parque de estacionamento do Centro de Nanotecnologia pelas (ex-Bracalândia) pelas 8:30, com saída pelas 9:00.

Outra manifestação pelos mesmos motivos terá lugar em Porto de Mós para protestar contra a posição do Parque Natural das Serras de Aires e Candeeiros do ICNB que continuamente perseguem aqueles que querem tirar partido da Natureza.

Sendo uma problemática que nos afecta a todos, e mesmo àqueles que não praticam desportos de montanha, esta manifestação está aberta à participação da sociedade civil. 

Sem comentários: