domingo, 29 de abril de 2012

184... Muitos anos depois (I)

Subi aos Carris pela primeiro vez em Setembro de 1989. Naquela altura fiquei fascinado pelas descrições que haviam sido feitas de uma visita que os Caminheiros do Agrupamento XIX de S. Vicente, Braga, haviam feito a 30 de Abril daquele ano. Falava-se em ruínas, memórias perdidas de outros tempos no meio da Serra do Gerês e de um árduo caminho para lá chegar. Nesse ano um dos então Caminheiros, hoje Chefe de Agrupamento, voltaria aos Carris por mais duas vezes, sendo uma destas visitas feita em Setembro de 1989 com uma épica descida à escuridão e ao silêncio das galerias.

Na caminhada de hoje pelo Vale do Alto Homem até aos Carris tive mais uma vez o grande prazer de compartilhar histórias e vivências de um vida de escuta e de recordar memórias de outras caminhadas. O nosso grupo não era grande, íamos seis elementos sendo um deles um valoroso Explorador e os restantes Dirigentes (um deles não visitava os Carris há 34 anos!!!).

Esperava encontrar um dia de tempo inclemente, mas a meteorologia deu-nos a volta e a borrasca acabaria por pintar o Vale do Cávado de branco enquanto que nós assistíamos ao espectáculo da Natureza lá do alto. A Serra da Cabreira ficaria coberta de pesadas nuvens negras para depois se mostrar vestida de branco. A neve que veríamos já estava há alguns dias nos Carris... espantados ficamos quando regressados vimos neve onde não esperávamos encontrar.

Algumas imagens do dia...














Fotografias © Rui C. Barbosa

Sem comentários: