quarta-feira, 4 de abril de 2012

A ida e depois a volta - uma travessia da Serra Amarela

Utilizando o velho estradão que nos leva à Louriça, facilmente se tem acesso ao coração da Serra Amarela. Este foi o caminho seguido pelos elementos do Grupo Pioneiro 28 do Agrupamento XIX, S. Vicente - Braga, para mais um empreendimento de preparação para a grande aventura que será o próximo ACANAC (Acampamento Nacional) do Corpo Nacional de Escutas, a realizar no mês de Agosto.

Depois de uma viagem entre Braga e o Lindoso com uma paragem na Ponte da Barca, o grupo iniciou a sua jornada junto do Castelo do Lindoso, monumento nacional tão mal tratado com uma limpeza de pedra que lhe retirou uma parte do seu encanto. O cenário é quase medieval com o grande conjunto de espigueiros e as rústicas casas serranas do Lindoso. Enveredando pelas ruas graníticas da aldeia, em breve passava um cercado que lhe daria acesso aos trilhos que o levariam até ao estradão onde se chagaria no Fojo. Daqui, a caminhada tornava-se mais fácil apesar de significativamente longa para os menos habituados. Caminhar numa estrada, ao contrário dos trilhos de montanha, leva-nos a ser vítimas das vicissitudes da topografia e da engenharia que a construiu. O estradão ladeou o Peixarrão em direcção ao Porto Chão, local de uma antiga e tristemente abandonada Casa Florestal e de um edifício que em tempos serviu de pousada de juventude, servindo hoje de vacaria. Daqui, seguiu-se para a Travanquinha e Carqueijal, parando-se no abrigo ali existente para os elementos do grupo se abastecerem de água. O objectivo do dia não estava longe e ao grupo esperava-o as melhores paisagens ao dobrar o Rebordo e ficando perante o selvagem Vale do Rio Cabril. A jornada terminaria no abrigo do Rebordo Feio a tempo do lanche e do último espectáculo do dia, o pôr-do-sol visto desde o marco geodésico do Rebordo.

Com os corpos e a alma a precisarem de descanso, a noite seria longa e um pouco fria apesar do abrigo ficar inicialmente aquecido com a rústica lareira, assemelhando-se um pouco depois a um fumeiro serrano.

A alvorada foi às 7h30 e um pouco mais tarde iniciava-se a volta que não sendo pelo mesmo caminho, traria os Pioneiros e Pioneiras de volta ao ponto de partida. Envoltos num frio nevoeiro, desceria pelo Faial e utilizando o velho caminho, passaria ao largo do Ramisquedo descendo então para Porto Covo e Peijoqueiras, seguindo depois para Coriscadas, Toutas e finalmente Vilarinho da Furna. Daqui ao Campo do Gerês... foi um saltinho.












































Fotografias © Rui C. Barbosa

Sem comentários: