domingo, 20 de dezembro de 2009

Serra Amarela - Louriça / Muro

Louriça / Muro, 20 de Dezembro de 2009

Que melhor forma de nos despedirmos do Outono senão fazendo uma caminhada no Parque Nacional da Peneda-Gerês com uma boa companhia?

A ideia era simples: seguir o estradão entre o Lindoso e as antenas dos retransmissões do Muro que estão na Louriça. Um dia marcado pelo muito frio e pela forte geada na estrada que tornava a condução mais cautelosa do que o costume. Assim, e mais uma vez com a devida autorização por parte do Parque Nacional da Peneda-Gerês pois a caminhada ia entrar em Área de Ambiente natural, fomos chegados ao Lindoso e a primeira tarefa foi a de tentar encontrar um café aberto para uma bebina quente aquecer a alma. Depois, começamos a nossa jornada passando pela aldeia do Lindoso em procura que um caminho que nos levasse ao estradão. Por entre algumas voltas, algumas passagens por cancelas que ficaram fechadas e por saltar velhas vedações, acabamos por atingir o estradão já muito perto da antiga e miseravelmente abandonada Pousada de Juventude do Lindoso em Porto Chão, posteriormente ocupada pela Quercus (penso eu). Agora, é utilizada como estábulo e o seu estado é ruinosamente lastimável.

O estradão prossegue ao lado da Cumieira e em direcção a Travanquinha depois de passar por um bem conservado abrigo de montanha. Passando ao lado a Fulgueirinha e da Mijaceira, com uma paisagem soberba sobre o Vale do Lima, seguimos em direcção da Lomda da Casa e depois da Frieira, parando no entanto várias vezes para apreciar a selvagem Mata do Cabril, o Porto de Insua e a Costa de Casal Covo. O estradão desce ligeiramente quando passa ao lado do Alto do Corisco e da Louriça 1º, antigo posto de vigia em ruínas. Depois de vencer o topo da Mata Redonda e da Chã da Fonte, passando ao lado da Sonhe, somos finalmente chegados à Louriça.

A paisagem era magnífica com o olhar a abarcar as alturas da Serra do Gerês e a imponência do vale glaciar do Homem. A vista varria os picos serranos parando aqui e ali para uma silênciosa contemplação; Nevosa, Borrageira, Pé de Cabril.

Depois de um reconfortante almoço e de uma curta sessão fotográfica, regressamos ao Lindoso. pelo caminho observamos o triste espectáculo da caça em plano Parque Nacional.

Fotografia © Rui C. Barbosa

Sem comentários: