domingo, 27 de dezembro de 2009

Dias e Noites de Inverno (II)

S. João do Campo, 27 de Dezembro de 2009

As esperanças de conseguirmos fazer o Trilho da Cumeada desvaneceram-se quase por completo depois de aceder a dois sítios de meteorologia (convém sempre confirmar e nunca fiar!!). Apesar de se prever uma manhã sem chuva as previsões para a tarde fizeram com que já ontem tivesse de alterar os planos e decidir-me pelo Trilho das Sombras, o Trilho da Cumeada terá de esperar dias melhores.

Como era de esperar a noite atingiu mínimos de -5,0ºC bem visíveis no exterior das tendas às primeiras luzes da manhã. Para mim o choque de sair do conforto relativo do saco-cama para o exterior não foi muito violento, porém para outros foi um pouco complicado mesmo depois de uma noite mal dormida devido ao frio intenso. A geada nos carros e na paisagem envolvente dava o cenário para o dia que começava.

Atrasados uma hora em relação ao plano inicial, um atraso que por um lado viria a ser benéfico horas mais tarde, rumamos em direcção à Ermida da N.a Sra do Xurés onde já nos esperava o Zé Moreira. Passando na Geira Romana qual não foi o nosso espanto de ver partes da albufeira de Vilarinho das Furnas com gelo, uma indicação das temperaturas baixas que se fizeram sentir na noite anterior. Conduzindo na geira cheia de pequenas crateras, a progressão era necessariamente cuidadosa, bem como no resto do trajecto.

Chegamos então ao local do início da nossa jornada a pé e rumamos em direcção às Sombras. A caminhada, penosa para alguns, demorou pouco mais de 2h30 até às minas. Foi então decidido prosseguir até à Amoreira e aqui tomar-se a decisão de se prosseguir até às Minas dos Carris. Chegados à Amoreira, e com o estado do tempo a piorar a cada minuto que passava, o nosso atraso da manhã pesou na decisão de se regressar. A montanha assim o aconselhava e ela não vai fugir dali, pois outras oportunidades surgirão no novo ano que brevemente começa.

Regressados às Sombras depois de superar as barreiras impostas no trilho pelo gelo que se acumulava, tomamos o nosso almoço e pouco tempo depois eramos surpreendidos por um nevão que certamente transformou novamente a paisagem então encoberta pelas pesadas nuvens que iam descendo.

Iniciamos então o regresso ao ponto de partida e depressa chegavamos aos carros, regressando de seguida a S. João do Campo onde a chuva alterara a paisagem que deixaramos de manhã.

Agora chove intensamente e apesar de não estar tanto frio como na noite anterior, este mantém-se.

São assim, os dias e as noites de Inverno.

Sem comentários: