Nota interessante na edição do Correio do Minho numa notícia sobre a concordância deste partido sobre a proibição da instalação de eólicas no Parque Nacional da Peneda-Gerês, "‘Os Verdes’ concordam com proibição de eólicas".
A certa altura é referido que "‘Os Verdes’ manifestaram, ainda, concordância com as medidas de restrição de acesso a zonas de protecção ambiental - que não abrangem os residentes e a pastorícia - argumentando que “faz todo o sentido limitar o acesso indiscriminado de grupos de pessoas, do turismo de massas ou de excursão, em zonas de grande sensibilidade para a fauna e a flora”."
Convém que alguém explique aos Verdes que o parque nacional que eles imaginam não existe e que desconhecem por completo a sua realidade... Para ilucidar, o turismo de massas que é referido existe somente no Verão numa altura em que o Parque Nacional é visitado por milhares de turistas e são estes turistas que deixam o amontoado de lixo que foi retirado por montanhistas e outros durante duas acções de limpeza em Setembro e Outubro. São muitíssimo raros os casos de turismo de massas em zonas sensíveis do Parque Nacional para as quais se tem de caminhar muitos quilómetros para lá chegar. Por outro lado, a Mata de Albergaria, zona extremamente sensível e verdadeira jóia do PN que é atravessada por uma estrada nacional, é todos os anos violentada por milhares de banhistas que por lá deixam o lixo e os cremes solares e este é um aspecto que ninguém ainda fez referência.
Relembro o slogan que marcou a marcha de Braga 'Regras Sim!!! Taxas Não!!!' e é com este lema que teremos e devemos conviver nos próximos tempos, mas a mim parece-me que esta posição d''Os Verdes' tende a limitar o acesso de todos aqueles que não sejam naturais ou residentes no Parque Nacional à área protegida.
Fotografia © Correio do Minho
6 comentários:
"regras sim... taxas não"... mas também
"regulação sim. proibições cegas não". Porque os Planos de Ordenamento e CdN trazem muitas regras com efeitos igualmente devastadores, tanto ou mais que as taxas de extorsão.
Ola a ser assim....
Visitem o rotasdobarroso.com onde o amigo J.Duarte Gonçalves já lançou novas ideias para futuras Manifestações...
Infelizmente teremos mais lutas pela frente.
abraço
Miguel
Óptimas ideias! Força, 'bora com isso p'rá frente!!!
LOL
Estou mesmo a ver um local central de Braga ou Porto a ser tornado num parque tematico de montanhismo, uns a escalar, outros a caminhar, canyoning nas fontes... hehehehehe
Ao fim ao cabo seria uma grande peça de teatro realizada numa qualquer praça!
Parece-me a nivel de impacto, uma situação bastante viavel... mas a nivel de autorização do Governo Civil seria possivel obte-la como se obtem para uma manifestação?
Abraço!
Na minha opinão,
"os verdes" dão uma no cravo e outra na ferradura.
Abraço
Continuo a achar que estes politicos devem viver à margem dos assuntos que pretendem discutir e legislar. Estou de acordo com o texto apresentado pelo Rui, neste post. Vamos ter luta pela frente e, volto a dizer, temos que ser mais fortes e unir -mo-nos mais Nem todas as estruturas se maifestaram sobre este problema. Jorge Sousa
www.bota-rota.blogspot.com
Enviar um comentário