terça-feira, 15 de dezembro de 2009

O PNPG e a opinião d''Os Verdes'

Nota interessante na edição do Correio do Minho numa notícia sobre a concordância deste partido sobre a proibição da instalação de eólicas no Parque Nacional da Peneda-Gerês, "‘Os Verdes’ concordam com proibição de eólicas".

A certa altura é referido que "‘Os Verdes’ manifestaram, ainda, concordância com as medidas de restrição de acesso a zonas de protecção ambiental - que não abrangem os residentes e a pastorícia - argumentando que “faz todo o sentido limitar o acesso indiscriminado de grupos de pessoas, do turismo de massas ou de excursão, em zonas de grande sensibilidade para a fauna e a flora”."

Convém que alguém explique aos Verdes que o parque nacional que eles imaginam não existe e que desconhecem por completo a sua realidade... Para ilucidar, o turismo de massas que é referido existe somente no Verão numa altura em que o Parque Nacional é visitado por milhares de turistas e são estes turistas que deixam o amontoado de lixo que foi retirado por montanhistas e outros durante duas acções de limpeza em Setembro e Outubro. São muitíssimo raros os casos de turismo de massas em zonas sensíveis do Parque Nacional para as quais se tem de caminhar muitos quilómetros para lá chegar. Por outro lado, a Mata de Albergaria, zona extremamente sensível e verdadeira jóia do PN que é atravessada por uma estrada nacional, é todos os anos violentada por milhares de banhistas que por lá deixam o lixo e os cremes solares e este é um aspecto que ninguém ainda fez referência.
Relembro o slogan que marcou a marcha de Braga 'Regras Sim!!! Taxas Não!!!' e é com este lema que teremos e devemos conviver nos próximos tempos, mas a mim parece-me que esta posição d''Os Verdes' tende a limitar o acesso de todos aqueles que não sejam naturais ou residentes no Parque Nacional à área protegida.

Fotografia © Correio do Minho

6 comentários:

FPereira disse...

"regras sim... taxas não"... mas também
"regulação sim. proibições cegas não". Porque os Planos de Ordenamento e CdN trazem muitas regras com efeitos igualmente devastadores, tanto ou mais que as taxas de extorsão.

RotasdoBarroso disse...

Ola a ser assim....

Visitem o rotasdobarroso.com onde o amigo J.Duarte Gonçalves já lançou novas ideias para futuras Manifestações...
Infelizmente teremos mais lutas pela frente.

abraço
Miguel

Rui C. Barbosa disse...

Óptimas ideias! Força, 'bora com isso p'rá frente!!!

DuK disse...

LOL

Estou mesmo a ver um local central de Braga ou Porto a ser tornado num parque tematico de montanhismo, uns a escalar, outros a caminhar, canyoning nas fontes... hehehehehe

Ao fim ao cabo seria uma grande peça de teatro realizada numa qualquer praça!

Parece-me a nivel de impacto, uma situação bastante viavel... mas a nivel de autorização do Governo Civil seria possivel obte-la como se obtem para uma manifestação?

Abraço!

Jorge Nogueira disse...

Na minha opinão,

"os verdes" dão uma no cravo e outra na ferradura.
Abraço

Jorge Sousa disse...

Continuo a achar que estes politicos devem viver à margem dos assuntos que pretendem discutir e legislar. Estou de acordo com o texto apresentado pelo Rui, neste post. Vamos ter luta pela frente e, volto a dizer, temos que ser mais fortes e unir -mo-nos mais Nem todas as estruturas se maifestaram sobre este problema. Jorge Sousa
www.bota-rota.blogspot.com