quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

Porta do Campo do Gerês e Museu Etnográfico de Vilarinho da Furna

Uma sugestão para o primeiro fim de semana de 2010 é a visita à Porta do Campo do Gerês do Parque Nacional da Peneda-Gerês e ao Museu Etnográfico de Vilarinho da Furna.

A Porta do Campo do Gerês permite-nos conhecer em pormenor os aspectos mais importantes da área do parque nacional incluída no concelho de Terras de Bouro. Está dividida em sete salas temáticas: "História da Terra I", "História da Terra II", "História da Chuva", "História do Bosque", "Território Museu de Montanha", "Sala da Geira" e "Sala Didáctico-Pedagógica". Uma boa sugestão para iniciar 2010.

Por seu lado a 3ª Exposição Etnográfica no Museu Etnográfico de Vilarinho da Furna permite-nos conhecer melhor a aldeia mártir iundada na Serra do Gerês.

Vilarinho da Furna situava-se entre a Serra Amarela e a Serra do Gerês, perto da confluência do Ribeiro das Furnas com o Rio Homem, rodeado de campos agrículas e hortal. A construção de uma barragem, inaugurada em 14 de Maio de 1972, submergiu a aldeia e quase toda a área agrícula, impondo aos seus habitantes a dispersão para outras localidades, extinguindo-se, assim, um dos últimos núcleos comunitários do país.

A exposição está dividida em seis secções: "Comunitarismo pastoril e agrícula", "Actividades complementares", "A casa de Vilarinho", "Quarto do tear", "Quarto de dormir" e "O fim de Vilarinho da Furna". Uma outra boa sugestão para iniciar 2010.

Fotografias © Câmara Municipal de Terras de Bouro

Sem comentários: