Porque passado mais de um mês somente uma das entidades às quais foi enviado este texto me respondeu, decidi aqui publicá-lo na vã esperança que isso possa ajudar a salvar vidas, fazendo um pouco de pressão para que alguma atitude seja tomada em relação a este problema.
Ex.mos Senhores (as)
Recentemente, alertei os serviços do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) e do Parque Nacional da Peneda-Gerês (PNPG) para a perigosidade da existência de um poço mineiro a céu aberto entre as ruínas das Minas dos Carris.
Em boa hora, os serviços do ICNF/PNPG procederam à colocação de avisos de perigo junto deste poço, com uma profundidade de cerca de 150 metros, além de procederem à acomodação da frágil rede existente em volto do mesmo.
Porém, e, na verdade, estas acções são apenas «um penso rápido numa fractura exposta», pois o local continua - cada vez mais - a constituir um perigo para quem visita o local e para os animais (selvagens ou domésticos) que percorrem aquelas paragens. Sabendo ainda que cada vez mais assistimos a um aumento do número de visitantes não preparados para actividades de montanha e com uma diminuída noção de risco, a situação torna-se num acidente à espera de acontecer.
Recentemente, e durante uma visita guiada que tive oportunidade de realizar no velho complexo mineiro, explicava aos meus clientes o perigo que aquele local representa, nomeadamente as duas colunas que faziam parte do sistema do velho guincho de extracção ali existente no tempo da mineração. A base de suporte destas colunas é já quase inexistente e o mais pequeno contrapeso fará com que se despenhem no poço.
Ora, minutos após explicar o perigo do local e de citar um possível exemplo de como alguém poderia subir uma das colunas para uma fotografia no Instagram ou Facebook, fui deparado com um momento arrepiante onde um incauto visitante subia a uma dessas colunas para observar o poço e fazer fotografias com o seu telemóvel, além de outros passarem a rede e se aproximarem sobre o poço! As fotografias que envio mostram o sucedido.
Penso que seria pertinente aumentar a segurança do local ao fazer despenhar as colunas e ao colocar uma vedação mais alta em torno da área em questão, colocando também sinalética de perigo adequada. De notar que a vedação existente não protege a parte Poente do poço, apenas tentando impedir o acesso ao mesmo pela parte Nascente.
Espero assim contribuir para a melhoria da segurança do local e melhorar a visitação do Parque Nacional da Peneda-Gerês.
Com os melhores cumprimentos,
Este correio electrónico foi endereçado com conhecimento ao:
- Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas
- Parque Nacional da Peneda-Gerês
- Município de Montalegre
- Presidente da Câmara Municipal de Montalegre
- Município de Terras de Bouro
- Protecção Civil de Terras de Bouro
- Unidade de Emergência de Proteção e Socorro - Guarda Nacional Republicana
- Unidade de Emergência de Proteção e Socorro da Guarda Nacional Republicana - Posto de Busca e Resgate em Montanha do Parque Nacional Peneda-Gerês
Fotografias © Rui C. Barbosa (Todos os direitos reservados)
Sem comentários:
Enviar um comentário