Recentemente abriu portas o "Espaço Valdevez: Arqueologia e História", nos Arcos de Valdevez.
O "Espaço Valdevez: História e Arqueologia" está alojado num edifício recuperado em pleno Centro Histórico e desenvolve um discurso museológico e informativo sobre a História do território de Arcos de Valdevez, percorrendo uma longa cronologia de quase 8.000 anos entre a implantação da República e a Pré-história.
O visitante é desafiado a utilizar as salas do edifício de forma vertical; este percurso será assim uma verdadeira “descida no tempo”, respeitando de igual modo o princípio da estratigrafia arqueológica, isto é, dos níveis mais recentes para os mais antigos. A Arqueologia é mesmo o mote de dinâmica do Espaço, uma vez que a primeira das suas salas, exatamente a de entrada/saída, é dedicada a um dos maiores e mais importantes arqueólogos portugueses da viragem do século XIX/XX, Félix Alves Pereira, nascido em Arcos de Valdevez, e que dedicou uma parte substancial da sua vida de investigador ao território arcuense.
No âmbito deste espaço foi realizado um documentário realizado por Raul Losada sobre o acampamento romano do Alto da Pedrada. O trabalho de reconstituição 3D levado a cabo por César Figueiredo, foi desenvolvido em parceria com os arqueólogos João Fonte e José Manuel Costa García.
Trata-se de um acampamento romano com algumas características peculiares, mas que obedece a uma tipologia tipicamente romana, de planta rectangular, com portas em clavícula e com capacidade para duas cohortes. Terá sido um acampamento ocupado por um curto espaço de tempo e as investigações ainda decorrem com vista ao aprofundamento do conhecimento sobre este lugar.
Sem comentários:
Enviar um comentário