Após o alerta lançado sobre a situação de perigo iminente existente nas Minas dos Carris para várias entidades, foram finalmente tomadas medidas para o reforço da segurança daquele local.
A rede que ali existia e que apenas vedava de forma simbólica o acesso ao poço, foi substituída por uma vedação mais alta e mais robusta que impede quase na totalidade o acesso ao velho poço mineiro, estando agora vários metros afastada do abismo. Da mesma forma, a alta vegetação que de um lado dissimulava o poço, foi cortada permitindo assim a quem visita o local identificar a sua perigosidade de forma mais atempada.
Assim, e da mesma forma de alertei para aquela situação, quero aqui ressalvar os esforços efectuados por alguém para que a segurança do local fosse reforçada.
Como por partes das entidades às quais enviei o alerta nunca obtive qualquer resposta - exceptuando por parte das forças que zelam pela nossa segurança - deixo aqui o agradecimento em nome de todos aqueles que de forma responsável visitam aquele local e não se colocam numa situação de perigo ao ultrapassar os limites de segurança que (apesar de não indicados) deveriam ser óbvios para alguém consciente do perigo que um poço mineiro a céu aberto representa.
Este tipo de acções de protecção e salvaguarda da segurança dos visitantes do Parque Nacional da Peneda-Gerês deveriam receber o devido destaque da(s) entidade(s) promotoras das mesmas e não ser adoptada uma atitude autista perante os cidadãos.
Fotografias © Rui C. Barbosa (Todos os direitos reservados)
Sem comentários:
Enviar um comentário