Uma caminhada curta, mas com um objectivo bem definido: tentar encontrar o possível abrigo pastoril existente em Mouruás, Serra do Xurés, que era utilizado por uma das vezeiras de Vilarinho da Furna.
A caminhada iniciou-se na Portela do Homem, Serra do Gerês, descendo por um dos caminhos existentes que bordeja as encostas d'As Xeadelas até se cruzar com o traçado da Geira Romana perto da mutatio de Mouruás. Nesta zona, uma larga chã, podemos encontrar o que parece ser um velho muro de pedra solta típico da delimitação de um curral. Assim, encetou-se a busca de um possível abrigo pastoril Não havendo muito sucesso na sua localização, chamou-nos a atenção um pequeno amontoado de pedras que poderá fornecer uma pista da possível localização de um abrigo pastoril.
O curral de procuramos, está indicado por Jorge Dias na sua obra "Vilarinho da Furna - Uma aldeia Comunitária" e por Manuel de Azevedo Antunes "Vilarinho da Furna - Memórias do Passado", sendo designado como "Curral de Mouroas" (Curral de Mouruás).
Continuando o percurso já em direcção à Portela do Homem através da Geira, passamos pelo Curral de Lamas do Picão, no qual encontramos o seu abrigo pastoril já alagado.
Fotografias © Rui C. Barbosa (Todos os direitos reservados)
Sem comentários:
Enviar um comentário