sábado, 15 de abril de 2023

O Curral do Vidoeiro e o acordo entre a Vezeira do Vilar da Veiga e os Serviços Florestais

 


Actualmente um parque de merendas na estrada que liga as Caldas (vila) do Gerês e a fronteira da Portela do Homem, o Parque de Merendas do Vidoeiro, aquele espaço em tempos foi o Curral do Vidoeiro pertencente à vezeira do Vilar da Veiga.

No entanto, em 1907 a vezeira já pouco utilizava o curral a partir do qual já se havia iniciado a abertura da estrada florestal que ligaria à Pedra Bela (1912 e a abertura do caminho para a Pedra Bela). Tendo em conta que a futura utilização daquele espaço iria ser diminuta (e como a lei garantia aos povos o uso dos currais da serra), os Serviços Florestais propuseram a sua transformação num pequeno parque.

Em concordância com os responsáveis da Vezeira do Vilar da Veiga aos quais foram garantidos os direitos de passagem no Dia dos Covais (que antecede a subida dos gados da vezeira), principalmente para ali fazerem a sua merenda ao regressarem da manutenção dos caminhos e abrigos pastoris, aquele espaço passou em 1907 para a gestão dos Serviços Florestais.

Os primeiros trabalhos do actual parque de merendas foram encetados em 1907. Seria curioso tentar saber quais dos actuais abrigos pastoris ali existentes (e transformados em fontes), seria o original ou se já existiriam naquele local os dois abrigos?

Ao visitar o local e os dois «abrigos» em questão, a resposta parece quase óbvia. Existem dois «abrigos» que são denominados "Fonte do Javali" e "Fonte dos Lobos". A Fonte dos Lobos tem duas bicas e a sua estrutura é feita em pedra e cimento, parecendo mais «artificial» do que a Fonte do Javali. Esta, por sua vez, apresenta uma estrutura e constituição que nos remete de imediato para os típicos 'fornos pastoris' que encontramos em muitos currais serranos e em particular no Curral da Mijaceira.

Assim, talvez seja possível concluir que o abrigo pastoril que existia no Curral do Vidoeiro, seja o que hoje está transformado na Fonte do Javali.

Fotografias © Rui C. Barbosa (Todos os direitos reservados)

Sem comentários: