quinta-feira, 19 de janeiro de 2023

339... Minas dos Carris em dia de neve

 


Duas caminhadas duras em dias de nevada na Serra do Gerês; as Minas dos Carris depois da aventura a solo pela Costa de Sabrosa até aos Prados da Messe e Portela de Leonte (o texto fica para breve).

Se a caminhada às Minas dos Carris pelo Vale do Alto Homem é já uma jornada extenuante e dura, com uma boa nevada o dia torna-se mais difícil. A progressão vai-se fazendo à medida que a altura da neve vai permitindo, mas em pouco tempo não se chaminha, marcha-se! E a mais dificuldade em andamento é mesmo esta, pois o frio vai-se combatendo com o movimento do corpo e com boas conversas com o camarada de caminhada. Magnífico dia!


Zonas de boa acumulação - principalmente na Chã das Abrótegas à passagem das Cabanas Novas, como é usual - e uma neve que permitia um bom andamento antes de se tornar numa papa já na descida.

As paisagens foram poucas e muito breves, pois o nevoeiro e as nuvens baixas não permitiram mais.

Da queda de neve prometida, muito pouco e misturada com chuva que se tornou mais intensa à medida que a tarde foi avançando.


Uma nota para os dois montanhistas com os quais nos cruzamos e cujo objectivo era atingir a Nevosa. Um bom julgamento e uma excelente gestão do risco levou-os a tomar a decisão de que nem tudo vale a pena e que a montanha estará lá numa próxima. Uma excelente decisão e é muitos destes que necessitamos nas montanhas do Parque Nacional!

Ficam as fotografias possíveis...


























Fotografias © Rui C. Barbosa (Todos os direitos reservados)

1 comentário:

Francisco Ascensão disse...

Rui, é sempre um prazer ver as fotos e ler os relatos nestas jornadas destes dias de neve. Algo que passado algum tempo acabo por voltar e rever a publicação, são sem dívida as que mais gosto. Qual a acumulação máxima que encontraram?