terça-feira, 24 de janeiro de 2023

Trilhos seculares - Do Arado à Rocalva por Pradolã

 


Esta caminhada levou-me desde o Arado até ao Curral da Rocalva passando pelo Curral de Pradolã, num dia frio e onde a neve ainda marcava presença em alguns lugares nos pontos mais elevados.

Começando no entroncamento das Rocas, segui pela estrada florestal em direcção à Ponte do Arado e depois, volteando os Cabeços de João Ceda, segui para o Curral de Malhadoura e Curral dos Portos. O caminho levou-me a seguir para o Curral de Tribela e a descer para a Ponte de Servas, antes de começar a subir para o Curral de Pinhô.


Passando o Curral de Pinhô, segui pelo caminho em frente à Roca de Pinhô e, enveredando pelo bosque, chegava a Pousada antes de iniciar a subida para o Curral de Pradolã já com os Bicos Altos na paisagem. A subida para Pradolã fez-se sem problema e com a encosta granítica limpa de gelo. Antes de chegar ao Curral de Pradolã, o nojento espectáculo de um imbecil que por ali deixou o que tinha dentro da cabeça... ou terá sido uma loba?

No Curral de Pradolã já se começou a ver os restos do nevão que dias antes havia coberto de branco a Serra do Gerês. Pequenas manchas brancas polvilhavam a serra para os lados da Rocalva e da Roca Negra, e ao passar pelo Estreito, o mesmo se via nas alturas de Borrageiros, Cidadelha e Torrinheira (Cabeço da Cova da Porca). Passando o Estreito, iniciava a descida para o Curral de Vidoeirinho e depois a ligeira subida para o Curral de Rocalva.


No Curral de Rocalva fiz uma curta paragem, seguindo depois para a Chã de Roca Negra e subindo para o Alto do Borrageiro com a sua decrépita antena. Este foi o ponto de maior altitude, a 1.430 metros, iniciando então a descida para o Arco do Borrageiro, seguindo para a Fonte da Borrageirinha, Chã da Fonte e Colo da Preza.

Após apreciar as vistas para o Vale de Teixeira, iniciei a descida para pela Garganta da Preza, passando no Curral do Junco e descendo depois para o Curral do Cambalhão, local de um descanso mais longo e do almoço.

A parte final da jornada levou-me a percorrer parte do Vale de Teixeira, cruzando o rio e iniciando a subida da Encosta da Boca do Suero e passando pouco depois para o Curral da Lomba do Vidoeiro onde tomei o traçado da Grande Rota da Peneda-Gerês que me levaria ao Curral da Carvalha das Éguas e depois ao ponto de partida.

Ficam algumas fotografias do dia...






























Fotografias © Rui C. Barbosa (Todos os direitos reservados)

Sem comentários: