terça-feira, 3 de janeiro de 2023

Trilhos seculares - De Leonte à Rocalva e Mourisca

 


A primeira caminhada do ano levou-me desde a Portela de Leonte até à Rocalva e Conho passando pela Mourisca, num fantástico dia de Inverno com céu azul e frio, qb.

A noite do Campo do Gerês e os primeiros raios de Sol que permitiram ver a Veiga de S. João, prenunciaram um dia frio. A ausência de nuvens e a descida das temperaturas vieram pintar de branco os campos e os telhados da aldeia, o suficiente para imaginar uma paisagem de neve, sem o ser.


Na Portela de Leonte os seus -0,5.C derem o mote para os minutos seguintes, enquanto o corpo não se habituava ao ritmo da caminhada carreiro acima. Subindo pela velha calçada que me levou à Chã de Carvalho e depois para o Vidoal, todo o cuidado era necessário para evitar um resvalo no gelo que se havia formado. A paisagem do Vidoal surgiu como um cenário gelado enquanto o Sol não fazia a sua aparição de trás do Outeiro Moço.

O caminho levou-me depois até ao Colo da Preza, com a sua magnífica vista para o Vale de Teixeira, e daqui para a Chã da Fonte, seguindo depois pela Fonte da Borrageirinha e pela corga das Lamas de Borrageiro.


A subida ao cume do Borrageiro fez-se sem problemas e após algumas fotografias, continuei para a Chã da Roca Negra e desci para o Curral de Rocalva com o seu secular carvalho. Um pequeno descanso e rumei para a vertente da Mourisca, descendo depois para a Lameira da Mourisca através da qual chegamos ao Curral do Conho. 

A passagem pelo Curral do Conho foi rápida, seguindo depois para o Cabeço do Conho com a sua apaixonante paisagem sobre o Curral do Conho, Velas Brancas, Porta Roibas e Vale de Fichinhas, Albas, Pé de Medela e Carris de Maceira, além da selvagem paisagem para as Terras de Barroso. Do Cabeço do Conho, rumei para o marco triangulado de Lomba de Pau e, descendo para a Mina da Lomba de Pau, tomei então o carreiro que me levaria à Lomba de Pau, Gralheiras, Lamas de Borrageiro e Fonte da Borrageirinha.

Nesta hora, a paisagem havia-se transformado e apesar do frio reinar, os restos da noite haviam já desaparecido. No entanto, a descida para a Chã da Fonte e para o Colo da Preza faz-se com cuidado. Do Colo da Presa segui para a parte superior das Curvas da Carvalhosa e do Teixo, descendo então para o Prado do Vidoal e depois para a Portela de Leonte.

Ficam algumas fotografias do dia...







































Fotografias © Rui C. Barbosa (Todos os direitos reservados)

Sem comentários: