quinta-feira, 5 de janeiro de 2023

Trilhos lá fora - 'Ruta da Mina das Sombras' e Alto de Baltar

 


Caminhada à Mina Mercedes As Sombras desde a Ermida da N.ª Sra. do Xurés e com regresso por Baltar e As Chans. A parte inicial do percurso faz-se pela Ruta da Mina das Sombras seguindo a margem direita do Rio de Vilameá até à Ponte do Pião de Paredes. O regresso foi feito seguindo pelo caminho florestal até flectir à direita na sua parte mais alta para o traçado de um carreiro de pé posto que nos leva ao Alto de Becerral e Alto de Baltar, descendo então para As Chans, já com o ponto final à vista.

De notar que o complexo mineiro está já dentro de la Zona de Especial Protecção dos Valores Naturais do Parque Natural de Baixa Limia-Serra do Xurés.


O complexo mineiro está localizado "... na vertente oeste do Maciço Sobreiro – Altar dos Cabrões, a uma altitude de 1.250 m, nas fontes do rio de Vilameá. 

A mina compõe-se de várias extracções superficiais e de uma boca mina que se penetra da terra, com várias galerias a nível que avançam seguindo o filão. Primeiramente, as perfurações fizeram-se de forma individual e livre, com martelo e picareta. Mas a partir do ano 40 a situação regulariza-se, com a concessão da exploração a uma família de peso na época, os Tejada. Criaram uma companhia que modernizou as Sombras pouco a pouco, chegando a levar luz eléctrica. Construíram barracões para dormirem os trabalhadores e substituíram o martelo e a broca de grandes dimensões dos picadores, por um compressor para perfurar, dotando-os também de lanternas de iluminação.

O volume de tout-venant extraído era depositado numa vagoneta que o transportava à sala de lavagem e selecção. Ali dispunha-se numa mesa que o batia de forma constante ao mesmo tempo que tinha água corrente que arrastava a areia, e o mineral, mais pesado, ficava, passando a ser armazenado em sacos.



O trabalho realizava-se em dois turnos de 8 horas de Segunda a Sexta-feira, apesar de haver muitas denúncias de sobre-exploração. Nos anos posteriores à Grande Guerra a mina deixou de ser rentável e foi abandonada.

Na actualidade, o complexo está em ruínas, com a casa das máquinas desfeita e a boca da mina fechada com um tabique de bloqueio, restos de ferros, vidros, vigas, e três grandes entulheiras. Deve-se pensar nas Sombras como uma exploração menor se comparada com a sua vizinha dos Carris.”


O acesso ao interior das galerias está vedado com um gradeamento actualmente com o cadeado vandalizado. Caso se entre na galeria, deve-se ter especial cuidado na deslocação. Da mesma, deve-se ter cuidado na preservação das colónias de morcegos que habitam o seu interior, sendo uma zona protegida.

A zona do complexo mineiro foi sujeita a trabalho de limpeza e de ordenamento do espaço, preservando as ruínas e transformando-as no ponto de interesse no Parque Natural. Sofrendo de degradação e vandalismo ao longo dos anos desde o seu encerramento em 1976, é complexo é visto agora como ponto de histórico da região.















Fotografias © Rui C. Barbosa (Todos os direitos reservados)

Sem comentários: