terça-feira, 31 de janeiro de 2023

Outros trilhos - Rota dos Barrocais

 


A interessantíssima Rota dos Barrocais (PR5 IDN) percorre os caminhos, ruas e trilhos da aldeia histórica de Monsanto.

Mais informações sobre este percurso, aqui.



Iniciando o percurso na direcção dos Penedos Juntos, a sua parte final (na descida e regresso da Capela de S. Pedro de Vir-a-Corça) pode-se tornar um pouco complicada devido a problemas de sinalização.

Monsanto é uma localidade inserida na rede das Aldeias Históricas de Portugal, mas que parece não gostar do turismo nacional. Esta foi a terceira vez que visitei a aldeia de Monsanto e pela terceira vez notei a mesma recepção. Desde a indiferença nas informações sobre a disponibilidade de refeições nos estabelecimentos de restauração abertos na altura (com uma horrível relação 'quantidade / preço'), até à falsa informação nos alojamentos e à inexistência de um local onde se possa tomar um pequeno-almoço pela manhã. Tivemos de tudo o que de mau se pode oferecer, restaram as paisagens. Talvez seja o resultado de viver na ilusão de um título atribuído pelo Estado Novo que de nada vale nos nossos dias.
































Fotografia © Rui C. Barbosa (Todos os direitos reservados)

1 comentário:

Francisco Ascensão disse...

A designação de Monsanto como "aldeia mais portuguesa de Portugal" acho que não tem tanto a ver com as tradições nem as gentes, mas mais com a localização (ser bem no interior, beira baixa e ser no alto de um monte). Provavelmente as origens antigas, assim como as edificações e castelo principalmente, deram esta alcunha à aldeia. Mas não há dúvida de que é lindíssima. Já tinha ouvido dizer o mesmo e já na filmagem da guerra dos tronos, a recepção também não foi das melhores. Talvez por ser uma zona cada vez mais desabitada e de gentes antigas que pouco se interessam pelo turismo. Mas continua a ser estranho pois é uma aldeia com bastante movimento no verão