quinta-feira, 26 de janeiro de 2023

Um encontro com a vida selvagem no Parque Nacional da Peneda-Gerês

 


A visita ao complexo mineiro dos Carris estava quase no fim. Depois da fotografia de grupo, seguíamos para a Represa das Minas dos Carris saindo da zona do antigo posto meteorológico e passando pelas sanjas a céu aberto.

Já havíamos avistado o rebanho de cabras-selvagens quando chegáramos às ruínas. Pareciam vultos fantasmagóricos por entre o nevoeiro e o cenário era perfeito, enquadrado pelas velhas ruínas. Cansados e exaustos da caminhada, era na altura hora de retemperar forças e o espectro das cabras sumiu-se para o grupo.

Na zona em que estavam, sabia que por ali se iam ficar. O alto acima das ruínas dava-lhes o abrigo perfeito e as vigias ficariam atentas se alguém se quisesse intrometer. O encontro com as cabras-selvagens seria quase inevitável, teria era de controlar o grupo para podermos apreciá-las como deveria ser: sem interferência, sem incomodar, sem assustar.

Quando deixamos a zona do velho posto meteorológico, verdadeira varanda sobre as Negras e após uma tentativa infrutífera de vislumbrar o Pico da Nevosa, seguimos para a represa. Mal subi um pouco, tornou-se óbvio que o rebanho, não incomodado, se mantivera onde pensava que iria estar.

Aviso o grupo para não fazer ruídos e para se movimentar devagar. O rebanho movia-se lentamente, composto de animais pequenos, bem como animais mais velhos. No rebanho estavam alguns machos que impressionavam pelo porte, mas de repente - vindo do lado da represa - o grande macho, de porte verdadeiramente notável, fez-se notar em todo o seu esplendor.

Devidamente aconselhados, um grupo de mais de 10 pessoas passou vários minutos a apreciar aquele rebanho sem o incomodar, sem o assustar e, acima de tudo, sem interferir de modo a provocar a debandada do rebanho pela penedia.

O Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas arquivou um caso de uma perseguição de ‘drone’ a um rebanho de cabras-selvagens em pleno Parque Nacional da Peneda-Gerês porque, supostamente, não foi capaz de identificar a morada do infractor.




















Fotografias © Rui C. Barbosa (Todos os direitos reservados)

Sem comentários: