sexta-feira, 6 de janeiro de 2023

O Curral de Bemposta e um possível apiário

 


Dos vários currais perdidos da Serra do Gerês, a localização do Curral de Bemposta estaria limitada à chamada "Encosta de Bemposta" que decorre na margem esquerda do Ribeiro da Água da Pala e do Rio de Maceira.

Por outro lado, há vários anos deparei-me com o que pareciam ser os restos de um forno pastoril escondidos por entre a densa vegetação que cobria parte da Encosta de Bemposta. Com as recentes limpezas efectuadas pelo Parque Nacional da Peneda-Gerês, tornar-se-ia relativamente fácil localizar de novo esses restos.

E de facto, ali estavam eles. Abrigados do vento Norte por uns rochedos, o que eu penso ser o (muito) velho abrigo pastoril do Curral de Bemposta está agora mais visível. De notar, que a memória local da localização deste velho curral é quase inexistente e sem um registo que ateste a sua veracidade, resta apenas a sua localização (na Encosta de Bemposta) para o referir como tal.



Ainda junto do forno pastoril alagado, parecem existir os restos de um antigo apiário, também ele alagado. A disposição das rochas e o facto de se localizar perto de uma linha de água, podem reforçar a ideia de que este será também um apiário não referido anteriormente.


Fotografias © Rui C. Barbosa (Todos os direitos reservados)

Sem comentários: