terça-feira, 13 de outubro de 2020

A propósito da celebração do 50.º aniversário do PNPG pomposamente assinalado nas Caldas do Gerês

 


Nos últimos dias foi-se falando da celebração do 50.º aniversário do nosso único Parque Nacional - o Parque Nacional da Peneda-Gerês (PNPG) - que, como não podia deixar de ser, mereceu a visita do Presidente dos Afectos que até dormiu nas Caldas do Gerês.

Todos os anos o aniversário do PNPG é assinalado em Maio. Este ano, e porque as festas fazem falta e o momento político urge, lembraram-se que afinal até houve uma cerimónia qualquer em Outubro de 1970 que foi agora aproveitada, e como na altura envolveu a figura presidencial do regime, para assinalar o aniversário do Parque Nacional.


O Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) assinala na sua página do facebook, o 49.º aniversário do Parque Nacional da Peneda-Gerês com um texto muito bonito que aqui transcrevo e no qual pretende dar a transparecer que está tudo bem...

A 8 de maio de 1971 foi criado o Parque Nacional da Peneda-Gerês (PNPG), primeira área protegida de Portugal e a única com estatuto de Parque Nacional!

Assinalamos hoje o seu 49º aniversário e, apesar do confinamento a que estamos sujeitos, que nos impede de comemorar a data da forma ideal, não quisemos deixar de marcar este dia proporcionando, a parceiros e amigos, uma comemoração virtual.

Assim, não faz sentido aquilo que se disse por estes dias sobre o aniversário do PNPG. Estas notícias e a própria informação veiculada pelo ICNF demonstram o que temos nestes dias de redes sociais e de dados dados como certezas sem confirmação histórica.

Haverá mais festa em Maio de 2021...

Sem comentários: