Nos nossos dias é difícil de entender como é que em tempos o caminho para as Minas dos Carris foi uma estrada transitável a viaturas que transportavam materiais, mantimentos e mão de obra para o complexo mineiro.
Começando a ser construída em 1943, a empreitada de abertura e construção da estrada para as Minas dos Carris envolveu milhares de homens, permitindo uma facilidade de acesso às minas localizadas numas das zonas mais selvagens e remotas do país.
Parte dos veículos que certamente foram utilizados em 1943 e 1944 encontravam-se armazenados na Garagem Imperial localizada na Rua Torrinha, Cedofeita - Porto. Ainda em actividade nos nossos dias, a Garagem Imperial era na altura utilizada para a guarda dos veículos das empresas Companhia Mineira das Beiras e Companhia Mineira Lisbonense, ambas pertencentes à Sociedade Minero-Silvícola, Lda. impulsionou o aproveitamento das concessões mineiras nos Carris. A Sociedade Mineira dos Castelos, Lda., de Walter Thobe, havia sido incorporada na Sociedade Minero-Silvícola (empresa propriedade da Alemanha Nazi através da denominada holding Rowak/Sofindus).
A Garagem Imperial foi visitada por uma Comissão composta por representantes dos Aliados que seria responsável pela inventariação e posse dos bens alemães. Sendo um espaço público, a Comissão não pôde proceder à sua selagem das viaturas, tendo a Comissão feito uma lista das mesmas e avisado o proprietário de que os antigos donos não poderiam ter acesso às mesmas.
Apesar de registadas em nome de outras companhias mineiras, as seguintes viaturas teriam sido utilizadas durante as operações de mineração registadas nas Minas dos Carris pela Sociedade Mineira dos Castelos.
Na garagem encontravam-se os seguintes veículos:
- Graham 1934 com a matrícula AC-95-92 da Companhia Mineira das Beiras
- Chevrolet 1939 com a matrícula HF-10-93 da Companhia Mineira Lisbonense
- Chevrolet 1940 com a matrícula HD-11-05 da Companhia Mineira Lisbonense
- Buick 1935 com a matrícula AD-46-60 da Companhia Mineira das Beiras
- International Ambulance com a matrícula AB-13-60 da Companhia Mineira das Beiras
- Ford 1937 com a matrícula FB(?)-10-22 da Companhia Mineira Lisbonense
- Klöckner-Deutz 1943 com a matrícula NT-10-59 da Companhia Mineira Lisbonense
- Klöckner-Deutz 1942 com a matrícula NS-10-88
- Studebaker 1938 com a matrícula CC-10-69 da Companhia Mineira Lisbonense
- Mercedes-Benz (em reparação nas Oficinas Palhinhas)
- Lancia (na altura a ser utilizado por Carl Heinrich Jakob e que foi ordenado para ser depositado na Garagem Imperial).
E pronto, fica um pouco mais de história relacionada com as Minas dos Carris.
Fotografia © Rui C. Barbosa (Todos os direitos reservados)
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