sexta-feira, 23 de outubro de 2020

Outros trilhos - A Geira Romana (entre S. Sebastião da Geira e Campo do Gerês)

 


Há já muito tempo que queria percorrer as mesmas paisagens que há centenas de anos haviam sido percorridas pelas legiões romanas por entre as montanhas do Minho.

De facto, percorrer os caminhos dos Césares é maravilhar-se com uma obra e uma verdadeira façanha de engenharia que ainda perdura nos nossos dias. Atravessar os bosques que resistem e quase aguardar que uma quadriga surja ao virar da curva por entre o som dos pássaros e do correr dos riachos, numa paisagem luxuriante por entre carvalhos, faias e azevinhos.

Aguardamos sempre com certa expectativa a chegada do próximos conjunto de marcos miliários, mas ficamos decepcionados com os comportamentos que destruíram ou danificaram os painéis explicativos em cada uma delas (com passagem pelas Milhas XVIII a XXVII).

Tirando as passagens por entre as manchas de eucaliptos, é uma agradável jornada de cerca de 18 km entre S. Sebastião da Geira e o Campo do Gerês com passagem pela aldeia de Covide e com a visão final sobre a Curvaceira e Calcedónia. A parte inicial do trajecto seguiu o traçado do PR9 - Trilho da Geira e parte do traçado do PR4 - Trilho dos Moinhos e Regadios.










































Fotografia © Rui C. Barbosa (Todos os direitos reservados)

Sem comentários: