sexta-feira, 23 de outubro de 2020

Ainda se lembram dos Sapadores Florestais?

 


Ainda se lembram dos Sapadores Florestais? É que eles ainda continuam nas nossas matas e florestas!...

Daí se perguntar "Para quando uma carreira profissional Senhor Ministro???"

No período critico de incêndios os Sapadores Florestais desempenham as missões que lhes são atribuídas de Norte a Sul do País com empenho, bravura, dedicação e acima de tudo primão por fazer a diferença no terreno, fazendo muitas das vezes um combate aos fogos extremamente difícil, como se pode comprovar no incêndio que ocorreu junto da fronteira no Parque Transfronteiriço Gerês-Xurês. Sem a intervenção dos Sapadores Florestais este incêndio poderia ter sido uma catástrofe para o Parque Nacional da Peneda-Gerês.

Durante os restantes dias do ano os Sapadores Florestais procedem à execução de trabalhos de silvicultura preventiva contribuindo assim para a diminuição da carga de combustível, tornando a nossa floresta mais resiliente a incêndios.

Estes são trabalhadores especializados, com perfil e formação especifica adequados ao exercício das funções de gestão florestal e defesa da floresta.

Sem dúvida que mereciam uma melhor atenção por parte da tutela que não hesita em gastar milhões de euros no apoio aos bancos corruptos mas que só se lembra destes profissionais quando o fogo lhe chega ao...

(Baseado num texto de Márcio Roque publicado no Facebook; o último parágrafo é da minha autoria)

Fotografia © Sapadores Florestais Portugal (Todos os direitos reservados)

Sem comentários: