segunda-feira, 16 de março de 2015

Trilhos seculares - Pelo Peito de Escada aos Prados Caveiros e Prados da Messe


Pode-se dizer que esta foi uma caminhada comemorativa da amizade. Da amizade que se forjou (e se vai forjando) na montanha; no fundo uma comemoração e uma homenagem aos bons momentos.

Há amigos que ficam e outros que pela força das circunstâncias de um país que não respeita os seus cidadãos, que se vêm forçados a ir para terras distantes. Neste dia estavam mais próximos e como tal a caminhada entre a Portela do Homem e os Prados Caveiros passando pelo Peito de Escada, serviu para isso mesmo. A subida pelo Peito de Escada dá-nos uma diferente perspectiva sobre o Vale do Alto Homem, permitindo também vários vislumbres sobre o Pé de Cabril, Serra Amarela, Eiras e sobre a Barragem de Vilarinho da Furna. O caminho tornou-se transitável após o incêndio de Fevereiro de 2009 e actualmente foi limpo, permitindo uma progressão mais fácil. Localizando-se dentro da Zona de Protecção Total do Parque Nacional da Peneda-Gerês, o seu acesso é condicionado.

Depois dos Prados Caveiros e deixando o Cabeço do Cantarelo para trás, rumou-se à Lomba de Burro, descendo-se depois para os Prados da Messe. O regresso, inesperado, fez-se pela Costa de Sabrosa.


Distância folheto: Não disponível
Distância GPS: 11,9 km
Distância odómetro: 10,6 km
Distância GEarth: 11,9 km
Altitude máxima folheto: Não disponível
Altitude máxima GPS: 1.344 m
Altitude máxima GEarth: 1.358 m
Altitude média GEarth: 1.007 m
Altitude mínima folheto: Não disponível
Altitude mínima GPS: 637 m
Altitude mínima GEarth: 700 m
Duração folheto: Não disponível
Duração jornada (GPS): 7h 36
Avaliação final (máx. 10): 7,5



Algumas imagens do dia...




































Fotografias © Rui C. Barbosa (Todos os direitos reservados)

Sem comentários: