terça-feira, 24 de março de 2015

Pedestrianistas em perigo no Gerês? (Afirmações irresponsáveis não resolvem problemas... a «eterna» problemática do lobo)


Será que os praticantes de pedestrianismo e montanhistas estarão em perigo no nosso Parque Nacional?

Ao falar sobre a «eterna» problemática do lobo, com que base o Presidente da Câmara Municipal de Terras de Bouro afirma que "uma vez que parece evidente que o lobo deixou de ter medo do homem," tal como é citado pelo jornal PÚBLICO na notícia "Ataques dos lobos motivam manifestação de criadores de gado de Terras de Bouro"? Será que Joaquim Cracel se baseia em algum estudo que comprove esta afirmação? Será que o suposto frequente ataque dos lobos é condição suficiente para insinuar ou afirmar que este animal perdeu o medo do homem? Se assim é, será que o turismo de natureza deve sentir receio de aconselhar os visitantes da Peneda-Gerês a não calcorrear as serranias porque poderão ser vítimas de ataques do lobo? Ou será que este ataque só é feito pelos lobos que se aproximam das aldeias e por alguma arte de magia essa aproximação faz com que o lobo fique sem medo do homem?

Ao insinuar que as próximas vitimas do lobo no Gerês serão as crianças, o Presidente da Câmara de Terras de Bouro escolheu um dos lados do conflito: o lado da ignorância.

Tirar partido da infelicidade dos criadores de gado para tentar apagar um incêndio com gasolina, não ajuda de forma alguma a resolver o problema, Esta é a forma de resolver os problemas pelo telhado e ao contrário do que se quer fazer querer, o elo mais fraco nesta história não são os homens, mas sim os lobos. Afirmações deste tipo, irreflectidas e a roçar a ignorância e a fantasia dos contos de crianças não mostra uma vontade de resolver a situação. Talvez mostre uma vontade de se alinhar com lobbies que pretendem a volta da caça ao lobo, como foi admitido pela irresponsabilidade de um Secretário de Estado não vai há muito tempo.

Convém analisar o problema de todos os lados e não deixar ficar de fora muitas situações que ajudam a explicar esses ataques (cães abandonados, etc.) e que se admita que o principal responsável pela situação é o próprio Homem. Acima de tudo, convém que sejamos sérios e deixemos as afirmações deste tipo para outras pessoas.


Sem comentários: