segunda-feira, 23 de março de 2015

223... Minas dos Carris caminhando pelo Vale do Alto Homem


Minas dos Carris, 22 de Março de 2015

Quando a noite de Sábado se desvaneceu no cansaço e nas neblinas do sono, as perspectivas para o dia que haveria de chegar não eram muito animadoras. Pelos vistos, antevia-se o novo dia com nuvens que no alto da serra certamente seriam de um nevoeiro impenetrável que não deixaria ver, mais uma vez, as grandes paisagens. Estava errado... O dia nasceu com algumas nuvens, mas o azul dominava os céus e tudo parecia conjugar-se para que de facto, e após duas visitas em tons de cinza, esta visita às Minas dos Carris nos proporcionasse as paisagens que tanto desejava, não muito para mim, mas sim para aqueles que pela primeira vez iriam visitar tão mítico lugar nesta caminhada promovida pelo Parque de Campismo de Cerdeira.

A caminhada começou com um ligeiro atraso, mas nada que fosse tirar o ânimo e a vontade de ir, aos poucos, conhecer o Vale do Alto Homem. Em quase três horas de caminhada, o que ao princípio eram picos longínquos a rasgar o céu e paredes a prumo como barreiras intransponíveis, transformavam-se em motivos de mais uma fotografia ou de contemplação com o seu quanto baste de transcendental.

Neste dia foram muitas as pessoas que visitaram o vale e as ruínas dos Carris... Certamente que o Parque Nacional está muito mais aberto na atribuição das autorizações, mesmo a grupos grandes...

Mais uma vez tive a oportunidade de explicar a presença humana naquele vale, como ele evoluiu e o que ele vai (ainda) escondendo; revisitámos a história das Minas dos Carris e as suas ruínas que ainda vão resistindo ao passar dos dias. Enfim, um dia bem pensado e em boa companhia que se irá repetir em dose dupla já no mês de Abril.

Ficam algumas imagens do dia...




























Fotografias © Rui C. Barbosa (Todos os direitos reservados)

Sem comentários: